2018/08/20

Google Goggles recebe actualização a promover o Google Lens


O célebre Google Goggles recebeu finalmente uma actualização ao fim de quatro anos... mas apenas para lembrar os utilizadores de que a app foi descontinuada e deverão instalar o Google Lens.

O Google Goggles foi lançando em 2009 (já lá vai quase uma década!) e fascinava os utilizadores com a sua capacidade para reconhecer objectos, livros, e monumentos, a que se tirasse uma fotografia. Daí para a frente as suas capacidades foram aumentando, incluindo coisas como a tradução de textos, reconhecimento em modo contínuo, e até a resolução de puzzles Sudoku.

Mas os anos foram passando e o Goggles recebendo cada vez menos atenção, como demonstrado pelo facto da sua última actualização ter sido em 2014. Agora, temos finalmente uma actualização do Goggles, mas que não traz nenhuma funcionalidade nova: sendo que a única alteração é alertar os utilizadores de que a app foi descontinuada e que agora devem utilizar o Google Lens.

Nalguns Android o Google Lens até já estará integrado no sistema e disponível directamente a partir do Google Assistant ou através da app da câmara, pelo que nem sequer será necessário instalar a app. Nos outros, não deixem de a instalar e brincar um pouco com a app para avaliar as suas capacidades. Não posso dizer que seja uma app que utilize regularmente, mas dá sempre jeito de vez em quando, nem que seja como parte do conjunto de apps "para impressionar amigos" que não estejam a par das potencialidades dos smartphones. :)

(Não convém é dizer que há quase uma década atrás já se fazia isto com o Google Goggles...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]