2018/08/14

Google segue localização dos utilizadores mesmo com Location History desactivado

O apetite da Google por todo o tipo de informação sobre os utilizadores volta a estar na mira das críticas, com o registo da localização dos mesmos a ser feito mesmo que desliguem Location History.


Os utilizadores que desligarem o "Location History" pensando que ficarão a salvo do tracking da localização feita pela Google, poderão ficar surpreendidos ao descobrir que isso continua a ser feito, a não ser que desactivem também o "Web & App History".


É certo que a Google diz que não faz segredo de que a localização dos utilizadores continua a ser recolhida; mas de qualquer forma, ao desactivar o Location History muitos utilizadores poderão ser levados a pensar de que estão a desactivar o registo da sua localização - coisa que não corresponde à realidade. E o facto de se ter que ir a uma opção que nenhuma referência directa parece ter com localização, em nada ajuda a que não possam surgir suspeitas de que estas opções estão deliberadamente separadas de modo a que esse registo continue a ser feito.

... Pelo outro lado, quem for utilizador dos serviços da Google e desactivar ambos os serviços, irá ser "penalizado", ao perder acesso às coisas a que está habituado a ter, como o histórico/sugestões das pesquisas recentes no Google Maps, etc.

Um salto ao My Activity da Google permite ver a assustadora quantidade de dados que a Google recolhe sobre nós, assim como desactivar esta recolha de dados se assim o entenderem (através do Activity Controls na coluna lateral).


Actualização: a Google já clarificou o texto na desactivação do Histórico de Localização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)