2018/08/20

Governo dos EUA quer acesso a mensagens encriptadas do Facebook Messenger


A utilização de encriptação volta a estar na ordem do dia, com a descoberta que o Departamento de Justiça norte-americano quer que o Facebook disponibilize comunicações encriptadas do Messenger.

Embora o Messenger utilize encriptação "genérica" para proteger as comunicações do Messenger de serem lidas por qualquer pessoa que possa interceptar as comunicações (sendo mensagens a que o Facebook tem acesso sem qualquer dificuldade), o caso em questão deverá estar relacionado com a utilização do modo "secreto" introduzido no final de 2016, que aplica encriptação end-to-end a estas comunicações.

A pequena "grande diferença" está no facto de que, neste tipo de encriptação, nem sequer o Facebook tem acesso ao conteúdo das mensagens, que apenas pode ser lida pelos respectivos intervenientes.

Não se sabe se o que o governo pretende é ajuda a "crackar" as mensagens (potencialmente captando as passwords dos respectivos utilizadores), ou se se trata de algo mais vasto, que implique a criação de um sistema de acesso a tais mensagens encriptadas - o que destruiria desde logo o seu propósito, ultimamente fazendo com que todos os utilizadores que desejassem ter comunicações realmente privadas recorressem a outros serviços que o pudessem garantir (temos casos de empresas norte-americanas que se mudaram para a Suiça, precisamente para não ficarem sujeitos a pressões deste tipo).

São situações complicadas... pois por um lado ninguém põe em causa que se deveria facilitar o acesso a informação de criminosos; mas por outro lado será preocupante se isso for feito à custa da privacidade de todos os cidadãos. Infelizmente, suspeito que situações como estas (e já a que a Apple enfrentou no passado, quando se recusou a desbloquear o acesso a um iPhone; ou a mais recente, em que era pedido à Google que cedesse a localização dos seus utilizadores próximos do local de um crime) vão tornar-se cada vez mais frequentes.

1 comentário:

  1. ... comunicações, ou seja, mensagens e voz.
    https://www.reuters.com/article/us-facebook-encryption-exclusive/exclusive-u-s-government-seeks-facebook-help-to-wiretap-messenger-sources-idUSKBN1L226D

    ResponderEliminar