2018/08/19

Netflix testa publicidade entre episódios


A Netflix tem estado a testar um novo sistema de publicidade aos seus conteúdos, apresentando as suas produções entre os episódios das séries que os clientes estiverem a ver - opção que tem estado a ser duramente criticada por quem se depara com isto.

Não é segredo que a Netflix tem um sério problema de divulgação (e pesquisa) de conteúdos, que faz com que a maioria dos clientes não consiga saber que coisas novas estão disponíveis no serviço, para além de espreitar os maiores destaques na página principal ou as séries e filmes mais populares do momento. Daí que compreenda o seu desejo de darem a conhecer os seus produtos a mais pessoas... mas não significando que podem intrometer-se de uma forma parecida com os anúncios chatos que temos nos canais de TV tradicionais.

Mesmo tratando-se (pelo menos por agora) de promoção de séries e filmes produzidos pela Netflix, a verdade é que continua a tratar-se de publicidade; publicidade que vem interromper a experiência de ver séries sem interferências, e que é uma das grandes vantagens do serviço Netflix. Não admira pois que a reacção a esta alteração esteja a ser francamente negativa.

Talvez, em vez de angustiarem os seus clientes pagadores ao ponto de considerarem saltar para serviços alternativos; talvez fosse melhor dedicarem-se a facilitar o processo de encontrar as coisas pelas quais se procuram. Para além de ser absurdo que na secção de pesquisa numa Smart TV, a app da Netflix faça sugestão / auto-complete de filmes que nem sequer estão disponíveis no serviços; torna-se ainda mais ridículo que numa pesquisa de algo como Resident Evil, nos seja apresentado umas dezenas de filmes com nomes variados, e só depois, lá muito escondido pelo meio, um filme chamado Resident Evil: Vendetta (um filme de animação). Filme que passaria completamente despercebido a quem não tivesse a certeza de que o filme estava disponível na Netflix e tivesse a necessária dose de paciência para o encontrar.

Seria assim tão difícil disponibilizar uma lista oficial de coisas novas que ficaram disponíveis no serviço (para Portugal), em vez de ficarmos dependentes de sites não oficiais para descobrirmos isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)