2018/08/20

Novo Pixel Launcher troca microfone por Google Assistant


Depois de ter colocado a barra de pesquisa na parte inferior do ecrã, a Google está agora a testar nova alteração ao Pixel Launcher que troca o microfone pelo Google Assistant.

Com a adopção dos ecrãs 18:9 (no Pixel 2 XL) a Google mudou a localização da barra de pesquisa do topo para a parte inferior, e agora está a testar nova alteração - embora mais subtil: trocar o habitual símbolo do microfone que se encontra à direita da caixa de pesquisa, por um botão de acesso directo ao Google Assistant.

É algo que acaba por ser natural, considerando a evolução da antiga pesquisa por voz para os pedidos feitos via Google Assistant, e que também se torna útil nesta fase de transição dos botões de navegação para sistemas de navegação por gestos, onde nem todos os utilizadores poderão saber como activar o Google Assistant através do gesto correspondente. Assim, haverá um botão que facilita o acesso, sempre à mão.

Resta ainda a dúvida sobre como será tratado o caso dos utilizadores que optam por usar outro assistente como default no seu Android (quem preferir pode escolher a Alexa ou Cortana como default app para o "Assist & voice input")... já que nesse caso não seria adequado que tocar num icon do Google Assistant fizesse aparecer um desses assistentes concorrentes.

2 comentários:

  1. Pena o Google Assistant continuar a não estar disponível em português de Portugal :(

    ResponderEliminar