2018/08/18

Samsung Brasil gaba câmara do Galaxy A8 com fotos falsas


De vez em quando apanham-se empresas a promover câmaras de determinada marca usando fotografias captadas com câmaras de outras marcas (ou smartphone), mas mais grave é quando mesmo depois de se ter denunciando isso, a marca insiste na mentira - como aconteceu com a Samsung Brasil.

Para promover a câmara frontal do seu Galaxy A8 a Samsung publicou várias fotos no Twitter gabando as capacidade da câmara... até que um utilizador chamou a atenção para que as fotos não tinham sido tiradas com esse smartphone. Algo a que conta oficial da Samsung Brasil se apressou a responder, novamente garantindo que a foto tinha sido tirada com um Galaxy A8 - que prontamente foi demonstrado como sendo mentira, já que a imagem em causa é uma foto de 2015 que está disponível para compra num banco de imagens.



Tendo levado o assunto a peito, o mesmo utilizador descobriu que outras fotos utilizadas para promover a suposta câmara frontal do Galaxy A8 também eram falsas, estando igualmente disponíveis para compra no mesmo banco de imagens. Até que finalmente a Samsung Brasil lá deu o braço a torcer, reconhecendo que as fotos não tinham sido tiradas pelo smartphone (e eliminando os tweets) mas que se tratavam de fotos que "expressam a atitude do nosso público-alvo".

... Interrogo-me sobre que tipo de público-alvo se referem: pessoas que gostam de ser enganadas com a apresentação de fotografias que não foram tiradas pelo smartphone que a marca diz que foram?

2 comentários: