2018/08/12

Spotify testa saltar publicidade nas contas gratuitas


O Spotify parece ter chegado a um ponto em que acha mais importante reter os utilizadores - mesmo os que não pagam nada - e está a testar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores gratuitos saltaram à frente da publicidade, sem limites.

A apresentação de publicidade é um dos grandes elementos diferenciadores entre as contas gratuitas e pagas (se bem que a possibilidade de escolher exactamente que música se quer ouvir e poder descarregá-las para ouvir em modo offline também sejam de grande importante), mas poderá perder parte do seu efeito dissuasor caso o Spotify avance com algo que está a testar na Austrália: permitir que os utilizadores gratuitos "saltem" os blocos publicitários.

Ao contrário do que se poderia pensar, neste caso não há qualquer limite de "saltos" que se possam fazer, pelo que os utilizadores poderão saltar por cima de todos os blocos que lhes aparecerem, sem qualquer restrição - sendo que o Spotify espera que isso apenas aconteça para a publicidade que os utilizadores considerem "chata", optando por ouvir os blocos que não os incomodarem demasiado.

Caso o Spotify implemente isto globalmente, fará com que os principais atractivos das contas pagas sejam o modo offline e ouvir exactamente que música se quer. Resta saber se o efeito prático será atrair mais pessoas para o modo pago... ou fazer com que algumas das que pagam acham que esta facilidade de saltar a publicidade justifica o regresso à modalidade gratuita.

1 comentário: