2018/08/23

Subscrição Xbox All Access vai incluir consola, Xbox Live e Game Pass


A experiência de ter uma consola de jogos tem-se transformado ao longo dos tempos, e a MS parece querer transformá-la novamente com a chegada da subscrição Xbox All Access, que até inclui a consola.

Noutros tempos, uma consola de jogos era uma máquina que se comprava e na qual se jogavam os jogos que tinha; tendo depois evoluído para máquinas que podiam correr vários jogos, mudando-se o "cartucho". Depois veio a geração dos CDs e DVDs, nos quais ainda podíamos desfrutar dos jogos de forma quase imediata... até que depois chegou a geração das consolas ligadas à internet, nas quais "desaprendemos" as coisas do passado, aprendendo a considerar normal que ao se ligar uma consola se tenha que esperar dezenas de minutos para aplicar a mais recente actualização do sistema; ou que após a instalação de um jogo acabado de comprar, se tenha que fazer uma actualização que pode corresponder a um download igual ao tamanho total do jogo. E a isso soma-se a quase obrigatória necessidade de pagar pelo serviço de acesso online.

Enfim... o desejo dos grandes nomes nesta área há muito que é transformar a anterior experiência do "compra-e-joga" numa "vai-pagando-todos-os-meses" (e são cada vez mais os serviços a investirem nisso), e a MS parece estar a dar o passo seguinte, que é incluir o pacote completo num serviço de mensalidade, incluindo a própria consola.


O Xbox All Access é um serviço que inclui o acesso a uma consola Xbox, ao Xbox Live e também ao Xbox Game Pass (sim, agora já temos dois serviços de subscrição diferentes... é sempre a somar!) Nos EUA o plano implicará pagar $22 por mês para se ficar com uma Xbox One S ao final de 2 anos, sendo que por $35 por mês podem ficar com uma Xbox One X.

Curiosamente, o plano acaba por ser atractivo, face a comprar uma consola e pagar pelos serviços ao preço de tabela (sem procurar descontos nas lojas online da especialidade). Uma Xbox One S custa $230, mais $59.99/ano do Xbox Live, e $9.99/mês do Game Pass, num total de $589.74 dólares - face aos $528 nesta modalidade All Access.

Interrogo-me se o próximo passo não será lançar actualizações das consolas a cada dois anos, para incentivar os utilizadores a optarem continuamente por renovar o seu Xbox All Access e ficarem com a nova consola que for sendo lançada.

1 comentário:

  1. nao sou muito de jogar consola mas assim acho que ate entrava na coisa.

    ResponderEliminar