2018/08/26

YouTube aposta nos anúncios que não se podem passar à frente


A partir da próxima semana os vídeos publicitários no YouTube vão tornar-se bastante mais intrusivos, com a aposta no novo formato que obriga que os utilizadores os vejam na totalidade.

Actualmente a publicidade no YouTube é sinónimo de algo que se tem que ver durante alguns segundos para depois se poder fazer o "skip" e passar à frente, para se ver o conteúdo que realmente se quer ver. Infelizmente o YouTube também está bem consciente disso e tem procurado formas de garantir que os seus milhões de utilizadores vejam a publicidade, estando prestes a fazê-lo duma forma que não irá agradar a todos: com novos blocos publicitários de até 20 segundos que não se podem passar à frente.

O YouTube tem recomendado a todos os YouTubers e criadores de conteúdos que adoptem este novo formato. Mas a demonstrar que realmente é isso que quer, está o pequeno detalhe de que este novo formato será activado automaticamente para todos os canais do YouTube. Pelo que, na prática, o que os YouTubers terão que fazer será desactivarem este formato manualmente, caso achem que isto resultará em incómodo "demasiado" para os seus seguidores.

É uma altura um pouco estranha para o YouTube fazer isto, mas tal poderá ser explicado pela necessidade de querer fazer com que os YouTubers consigam ganhar mais dinheiro no YouTube para resistirem ao aliciamento que tem sido feito por plataformas concorrentes como o Facebook e, especialmente, o Twitch. Resta saber é se do lado dos espectadores estes novos blocos mais chatos não farão com que sejam eles a mudar-se para outros lados.

1 comentário: