2018/09/28

App Wehe ajuda a detectar "throttling" nas ligações móveis


Têm velocidades 4G de megabits no SpeedTest mas o YouTube é lento e com pouca qualidade? A app Wehe ajuda a detectar se o operador de telecomunicações está a fazer throttling para determinados serviços.

As leis da neutralidade dos dados exigem que os operadores tratem todos os dados de forma idêntica, no entanto, na prática, isso nem sempre acontece. Para ajudar a tirar as dúvidas, a app Wehe feita pela
Northeastern University, pode fazer testes de velocidade a diferentes serviços no smartphone, como o YouTube, Spotify, Netflix, Amazon, Vimeo e outros, e rapidamente ajudará a detectar se o tráfego desses serviços está a ser tratado de forma diferenciada pelo operador.

Foi esta a app que ajudou a descobrir que, nos EUA, todos os grandes operadores estavam a abrandar deliberadamente a velocidade de acesso a serviços como o YouTube e Netflix - com a desculpa já esperada de que se trata de algo necessário para efeitos de "gestão da rede".

Por cá, se se obtiverem resultados idênticos, sempre se poderá considerar redireccioná-los para a ANACOM, para que tente esclarecer porque motivo os operadores não permitem aos clientes usufruirem do seu plano de dados na sua plenitude, independentemente de estarem a fazer um download de uma app ou a verem um vídeo.

2 comentários:

  1. Deu-me "sem diferenciação" para Netflix, YouTube e Spotify, na Vodafone.

    ResponderEliminar
  2. Na Vodafone também não tenho diferenciação incluindo a Amazon

    ResponderEliminar