2018/09/16

Bug no Gboard escreve coisas estranhas via "glide"


Se são utilizadores do teclado Gboard da Google e têm ficado frustrados pela escrita de coisas estranhas ao usar o modo "glide", o problema não é vosso mas sim do próprio teclado - felizmente tendo uma correcção fácil.

O teclado Gboard da Google é bastante versátil, sendo que para além de também já permitir várias línguas em simultâneo e o controlo do cursor deslizando-se na tecla de espaço, há muito que permite escrever deslizando o dedo pelas teclas ao estilo "swype", que aqui se chama "glide". Infelizmente, recentemente houve pessoas que começaram a reparar que a tradicionalmente acertada escrita através do deslizar estava a resultar em palavras sem sentido.

[tentativa de escrever a palavra "did"]


A Google já reconheceu o problema, e a correcção sugerida não deverá surpreender ninguém, pois trata-se daquela que será a mais famosa para todo o tipo de coisas estranhas que acontecem em produtos tecnológicos: desligar e voltar a ligar!

Sim, a recomendação da Google é que se faça um reboot do smartphone ou se force o parar/reiniciar da app do Gboard, sendo que isso deverá deixar o teclado novamente apto a escrever aquilo que se quer escrever.

5 comentários:

  1. Gostaria de colocar uma questão, mas primeiro um pouco de background, entrei no mundo dos smartphones no Samsung Galaxy S2, gostei bastante do mesmo até, mas um aspeto que adorei foi o teclado, chegou ao ponto de eu nem ter de escrever uma letra para conseguir mandar uma mensagem completa e com várias frases. Ora, depois desse passei para o iPhone 5S, mantendo o assunto no teclado, odiei, até as sugestões de palavras me irritavam porque nada tinha a ver, instalei o teclado da google no iPhone e mesmo foi péssimo. Passei o ano passado para um OnePlus 5 e devo referir que, adoro ainda mais o teclado que tinha no S2!! Porque até nem este, da google no OP5, atualizado, consegue lembrar-se de palavras que escrevo, às vezes chega ao ridículo de nem sugerir letras com um acento(!!), e.g.: se eu escrever "e" nas sugestões nem "é" aparece. Entre outras variadíssimas irritações com o teclado.
    A questão: que se passa com o teclado da google? Andou para trás ou é só comigo isto?
    PS: sempre tive todos em PT-pt, já testei outros teclados inclusive o SwiftKey e afins, mas nunca mais tive um teclado simples e eficiente como o do S2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho usado o SwiftKey, por tradição de ter sido um dos primeiros a suportar multilingua simultanea.
      O que é certo é que nos ultimos meses, tanto o SwiftKey como das vezes que vou testando o Gboard, tanto em Android como iOS, acho que estão ambos a ficar cada vez "piores" em termos das previsões (escrevendo via flow/glide).

      Eliminar
    2. Em todos os meus teclados até hoje usei multilíngua e até já cheguei a achar que o problema da previsão viesse daí, mas mesmo tentado só com uma língua nunca mais vi um teclado como "antigamente".

      Eliminar
  2. Cada vez mais gosto do teclado do iOS e tem sido um problema encontrar um teclado para o Android que seja semelhante (performance na previsão em várias línguas, interface gráfico, etc), o Gboard bem que podia ser o melhor teclado para Android mas a Google não sei se está de férias ou não mas parece não querer fazer dele o melhor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que suporte swipe e multi-lingua... sou forçado a usar o SwiftKey. :)
      (O Gboard para iOS não consigo que aceite inglês e português, embora supostamente já o devesse fazer, como acontece na versão Android.)

      Eliminar