2018/09/05

Chrome 69 chega com novo design e gerador de passwords


Bem a tempo da celebração do seu 10º aniversário, o Chrome recebe a actualização para a versão 69, que estreia o novo design e - não menos importante - vem com um gerador de passwords seguras.

O novo design já era conhecido há alguns meses, sendo que os mais curiosos até o podiam activar manualmente (embora com alguns bugs). Agora, na versão 69 a remodelação visual passa a estar activada de origem para todos, com as tabs a perderem os seus cantos inclinados e a adoptarem o novo estilo "2.0" da Google, com os cantos arredondados um pouco por todo o lado - incluindo a omnibar. Aversão mobile conta com alterações mais significativas, que trazem a barra de funções e pesquisa para baixo, assim como uma apresentação remodelada das páginas que estão abertas.

Como é costume, as alterações por agora poderão parecer um pouco estranhas, mas é de esperar que após alguns dias de habituação já comecem a parecer "normais". Talvez mais interessante ainda seja a nova funcionalidade do gestor de passwords integrado, que agora passa a ter a capacidade de gerar passwords seguras.

Os utilizadores do Chrome já tinham a opção de deixar que o browser guardasse as suas passwords, para que fossem preenchidas automaticamente da próxima vez que fossem necessárias; mas cabia aos utilizadores criarem as suas próprias passwords - um detalhe que não evitava que muitos deles pudessem usar sempre a mesma password para diferentes serviços. Agora, quando se está a criar uma conta e é necessário introduzir uma password, o Chrome irá sugerir uma password segura (ao estilo de um gestor de passwords externo), que poderá combater a tendência de usar passwords repetidas.

O Chrome 69 está disponível para todas as plataformas a partir de hoje.

4 comentários:

  1. Sabe se alguma coisa, quanto à segurança de gestor de passwords?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho essa curiosidade ..

      Eliminar
    2. https://security.stackexchange.com/questions/40884/is-saving-passwords-in-chrome-as-safe-as-using-lastpass-if-you-leave-it-signed-i

      Eliminar
  2. Pois eu também queria saber se podemos confiar, mas pelo que sei hoje nada é 100% seguro , nem as passwords que hoje introduzimos manualmente, resta para quem optar por este gestor confiar que a Google faça um bom trabalho de encriptação dessas passwords , eu vou primeiro experimentar num serviço que me avise como é o caso da Netflix de novos logins na minha conta, este verão com a Netflix tive um problema de pass roubada e os logins eram mai que muitos, valeu a informação na hora da Netflix que me avisava para o meu e-mail.

    ResponderEliminar