2018/09/26

Detecção de quedas do Apple Watch 4 vem desactivada de origem


O novo Apple Watch 4 vem com uma curiosa - e bastante útil - funcionalidade de detecção de quedas com pedido automático de socorro, mas essa opção está desactivada de origem... a não ser que se trate de um utilizador com mais de 65 anos.

A detecção de quedas é mais uma daquelas funcionalidades que se podem considerar "básicas" para um smartwatch, mas que independentemente de poder ser feito por qualquer outro fabricante, foi a Apple a primeira a lembrar-se de a implementar de forma fácil de utilizar no seu Apple Watch.

É algo que se revela de extrema importância para pessoas mais idosas, mas que também pode beneficiar utilizadores de todas as idades (ninguém está livre de uma queda o poder deixar inanimado ou incapacitado, independentemente da sua idade). Mas para isso será necessário activar manualmente a detecção de quedas no Apple Watch, na secção de Emergência SOS - pois essa detecção só é activada automaticamente para utilizadores com mais de 65 anos de idade, com base nos dados introduzidos no Apple Watch ou app Health.


Quanto o Apple Watch detecta uma queda que considere ser grave, começa por apresentar um alerta no ecrã com várias opções: "Caí mas estou bem", "Não caí", ou contactar os serviços de emergência. Se detectar movimento, irá esperar por uma resposta; no caso de não detectar movimento por um minuto, dará início a uma contagem decrescente de 15 segundos, ao fim dos quais irá contactar os serviços de emergência e contactos que se tiverem definidos para essa situação.

Esperemos que agora que a Apple adicionou isto ao seu Apple Watch, também os smartwatches com Android Wear se sintam "inspirados" a replicar esta útil funcionalidade... Não faltam pessoas à procura de algo assim para ficarem um pouco mais descansados em relação a familiares idosos que vivam sozinhos.

1 comentário:

  1. Conheço algumas históricas dramáticas de quedas de idosos, mas custa-me a contá-las.

    Não sei se conhecem a expressão popular "para o mal o diabo as tece" ou "uma desgraça nunca vem só". Quando caírem provavelmente não trazem o Apple Watch ou o Android Wear. Mas desde que seja útil nem que seja para um é ótimo.

    ResponderEliminar