2018/09/01

Google Assistant já percebe duas línguas em simultâneo


Depois de reconhecer a voz de diferentes pessoas no Google Home, a Google dá o passo seguinte, permitindo que o Google Assistant possa entender duas línguas em simultâneo.

Esta funcionalidade tinha sido prometida no início do ano mas só agora chega ao utilizadores, permitindo que tanto possam fazer perguntas ou dar comandos ao Google Assistant utilizando uma língua ou outra, sem necessidade de terem que ir às definições alterar as configurações.

É uma novidade que será útil em diversas situações, quer em casas onde existam pessoas de várias nacionalidades (casas partilhadas por estudantes, por exemplo), como até em situações onde uma pessoa esteja a aprender outra língua e a queira treinar. Por agora os utilizadores poderão escolher duas línguas simultâneas de entra o inglês, alemã, francês, espanhol, italiano e japonês, com a promessa de que mais línguas serão disponibilizadas nos próximos mês (seguramente também incluindo o português... do Brasil).

Espero que num futuro não muito distante chegue a possibilidade de detectar diferentes línguas dentro da mesma frase... Pois actualmente temos sempre resultados cómicos quando estamos a falar em inglês e depois lá pelo meio queremos dizer o nome de algo em português (por exemplo, fazer uma pesquisa por uma personalidade portuguesa) ou vice-versa (estar com a língua em português e dizer um nome em inglês).


8 comentários:

  1. O Português de Portugal é que nada de noticias por parte da Google

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia dizer o mesmo, muito esperta mas falar Português está curto.

      Eliminar
  2. Tem sido sempre a mesma coisa. Parece que Português de Portugal não existe. Seja na google, Microsoft ou aple. Não vale apena investir em Portugal? Por parte destas empresas?

    ResponderEliminar
  3. Pt_br: ~208 milhões
    Pt_pt: ~10 milhões

    É preciso fazer-vos um desenho?

    ResponderEliminar
  4. Uma pergunta para quem me possa esclarecer. Comprei recentemente um S9 plus e para minha surpresa não tem o goolge assistant. Alguma razão? Não consigo de forma nenhuma ativar os comandos por voz "ok Google".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria dar com a actualização que houve em Junho.
      Vê se já tens este update.

      Eliminar
    2. Obrigado carlos. mas esse update é para podermos utilziar o hey Google em vez do ok Google. No meu, nem o Ok nem o Hey! Nada!! Não percebo pq.

      Eliminar
    3. Mas o Google Assistant aparece-te, certo?
      Já viste se não será da língua? Para usares o Ok Google tens que ter aquilo numa das línguas suportadas, mete em inglês EUA para testares.

      Eliminar