2018/02/23

Notícias do dia

Primeiros satélites da rede de internet da SpaceX já estão em órbita; MWC 2018 arranca dia 26 com o Galaxy S9 no centro das atenções; Land Rover entra nos smartphones com o Explore Outdoor; Samsung salva Opera Max mas só para smartphones Samsung; add-on para Flight Simulator roubava passwords do Chrome; Amazon está a facilitar lavagem de dinheiro com livros falsos.

Esta semana temos para vos oferecer um porta-chaves Darth Vader com luz e som; e não se esqueçam que é já amanhã que temos o nosso habitual meeting mensal com francesinha à mistura.

Google Assistant vai ficar multi-língua



As promessas de melhorias dos assistentes por voz deixam bastante a desejar quando queremos que falar com eles em português, mas a Google promete melhorias para o Google Assistant para breve. O Google Assistant não só vai perceber mais línguas que nunca, como também irá permitir falar com ele em diversas línguas simultaneamente - embora inicialmente limitado apenas a Inglês, Francês e Alemão.

Idealmente, lá chegará o dia em que ele permitirá escolher mais línguas, para que não se tenha que lidar com aquelas situações de se dizer o nome de um filme ou pessoa em inglês, e vê-lo a espatifar-se ao comprido a tentar interpretar aquilo como sendo português (ou vice-versa). ;P


Google Assistant ganha "rotinas" e alertas de localização via Google Home



O desejo de ter uma casa inteligente ainda choca muitas vezes com a "burrice" dos sistemas actuais, mas no caso do Google Assistant chega finalmente a capacidade de definir rotinas, permitindo que um único comando de voz desencadeie uma série de acções. Por exemplo, ao se dizer "estou em casa", o sistema acender as luzes da sala, ligar o rádio, e qualquer outra coisa que se queira fazer; sem ter que criar meia dúzia de acções separadas para replicar o efeito pretendido.

Outra melhoria em relação aos alertas geo-localizados (do tipo: "lembra-me de fazer isto quando chegar / sair de casa") é que também os poderemos criar a partir de equipamentos como o Google Home; em vez de se ser obrigado a utilizar o smartphone, como acontecia até ao momento. (Este aspecto de haver coisas que se podem fazer no Google Assistant no smartphone e não num Google Home, e vice-versa, é daquelas coisas que a Google terá que resolver quanto antes.)


Google ARCore sai de beta e Google Lens chega a todos os smartphones



A resposta da Google ao ARKit da Apple foi feita a velocidade surpreendente, e agora é dado mais um passo importante com o ARCore a sair de beta e a chegar oficialmente a um lote alargado de smartphones que poderão tirar partido das suas capacidades para facilitar a criação de experiências em realidade aumentada com elevada qualidade.

Mesmo para quem não tiver smarpthones capazes de suportar o ARCore, continuam a haver boas notícias, pois o Google Lens passa a estar disponível para todos os smartphones (e até iPhones) através do Google Photos (e também através do Google Assistant nalguns topo de gama Android).


Android P também vai impedir acesso ao microfone por apps em background



Recentemente descobrimos que o próximo Android P vai tomar precauções adicionas em prol da privacidade, impedindo que apps em background tenham acesso à câmara para evitar abusos. Pois bem, como se faria imaginar, não é só a câmara que levanta preocupações, e por isso também se descobre que essa proibição também se vai aplicar ao acesso ao microfone.

A este ritmo, as apps em background no Android começam a aproximar-se das restrições que são implementadas no iOS, e que limitam o que as apps podem fazer em background a uma meia-dúzia de casos possíveis bem especificados (como terminar um download ou upload, fazer streaming de música, etc.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]