2018/09/01

Xiaomi revela Mi Mix 3 com câmara deslizante


Os Mi Mix da Xiaomi foram os modelos que nos últimos anos mais contribuíram para a perseguição dos smartphones "full-screen" sem margens, e finalmente o próximo Mi Mix 3 vai concretizar esse objectivo... sem recortar o ecrã.

Depois do Mi Mix ter atraído as atenções ao abandonar as margens no topo e nas laterais, deixando apenas a margem inferior - que foi reduzida na geração seguinte - e onde se alojava a câmara frontal; o desaparecimento do espaço para a câmara começou a fazer suspeitar se a Xiaomi recorreria a um recorte no ecrã, como muitos fabricantes têm feito (incluindo a própria Xiaomi nalguns dos seus modelos).

Surgiram rumores de que o Mi Mix 3 poderia minimizar isso colocando a câmara com um pequeno recorte num dos cantos superiores do ecrã, mas pelas últimas imagens reveladas pelo presidente da Xiaomi, a solução adoptada foi bem diferente: integrar a câmara frontal numa secção deslizante que se levanta por trás do ecrã - como a utilizada pela Oppo no Find X e também pelo Dogee Mix 4.

Respiram de alívio os fãs que temiam que a Xiaomi aplicasse um "notch" no Mi Mix 3; mas por outro lado surgirão as preocupações com o funcionamento a long prazo deste sistema mecânico, especialmente se para efeitos do reconhecimento facial o mecanismo for operado dezenas de vezes por dia. Esperemos que a par deste mecanismo a Xiaomi também tenha adoptado um sensor de impressões digitais integrado no ecrã, que ao menos assim haverá alternativa à utilização das câmaras (para além do código PIN ou desenho de padrões).

O Mi Mix 3 deverá ser apresentado oficialmente em Outubro, chegando às lojas ainda durante esse mês.


Actualização: Parece que a Xiaomi irá optar por um sistema manual, dispensando as preocupações de durabilidade de um sistema motorizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)