2018/09/20

iPhone XS e XR podem usar NFC quando ficam "sem bateria"


Os novos iPhones XS e XR vêm com uma capacidade bastante interessante que dará algum descanso extra a quem pretender utilizá-los para validação via NFC - mesmo quando o iPhone ficar sem bateria.

A Apple demorou bastante a adicionar NFC aos iPhones, e quando o fez foi de forma bastante limitada face às capacidades NFC que os smartphones Android têm anos. Mas este ano a Apple adicionou uma pequena alteração que será bastante útil para quem tem por hábito esgotar a bateria do iPhone no seu dia a dia. Os modelos deste ano - iPhone XS, XS Max e XR - vêm com suporte para Express Cards com "power reserve".



O que isto significa é que, para situações em que o iPhone esteja a ser utilizado para validações de transportes públicos e cartões de estudantes (compatíveis e suportados), será possível utilizar o iPhone para a validação via NFC mesmo que tenha ficado sem bateria e o iOS já se recuse arrancar.

A Apple indica que este modo deverá funcionar por cerca de 5 horas após um iPhone ficar sem bateria, sendo indicado no ecrã caso se carregue no botão de power, com um aviso de bateria descarregada e a informação que os Express Cards podem ser utilizados - com as operações a serem confirmadas através de uma ligeira vibração no iPhone.

Resta agora esperar que comecem a aumentar as aplicações do NFC no iPhone, para que se possa tornar mais interessante em muitas mais situações (não necessariamente a que permitia regravar o Cartão Andante para viajar de borla).


5 comentários:

  1. Se alguém quiser trocar isto por miúdos (e comparar com o Android, já agora) agradeço.
    Nos novos iPhones parece ser uma grande novidade estarem sempre "à escuta" para captar tags NFC, sem precisar de abrir uma app para pesquisar.
    A Apple chama Core NFC ao seu, de 2017, e isto seria um desenvolvimento.
    https://appleinsider.com/articles/18/09/13/iphone-xs-iphone-xr-have-improvement-to-near-field-communication-allowing-for-easier-interactions

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que entendo, põe os XS e XR ao nível do que já tinhas nos Android, em que basta encostar o smartphone a uma tag NFC para realizar uma operação automaticamente (ou semi-automaticamente) sem teres que abrir uma app específica primeiro.

      Eliminar
    2. Encostar acho que não precisa:

      "In normal use, the iPhone will continually check to see if it is near a compatible NFC tag, and reads it. The process generates a notification on the iPhone screen, which if tapped can deliver a NSUserActivity object to the relevant application, namely the contents of the NFC tag's message"

      Agora ... a tag compatível ... acho que não é uma tag qualquer. Ainda se vai ver a Apple a vender tags NFC :)

      Eliminar
    3. Penso que é um sistema standard, as tags é que podem ter uns identificadores ou outros... e para tirar partido desse modo nos iPhones terem que ter expressamente aqueles que forem indicados.

      Eliminar
  2. Sim faz se todo o se tudo usar funcionalidades quando ficamos sem bateria até porque a duração adas baterias dos IPhones já não são o que eram hehhee

    ResponderEliminar