2018/09/25

Kirin 980 melhor que A12 Bionic da Apple - diz a Huawei


A guerra nos chips mobile está ao rubro, e estamos prestes a enfrentar o primeiro duelo entre os dois primeiros chips mobile fabricados com tecnologia de 7nm, o Kirin 980 da Huawei e o A12 Bionic da Apple - com a marca chinesa a estar confiante que o seu chip será capaz de superar o rival norte-americano.

A Huawei aproveitou a IFA 2018 para apresentar oficialmente o Kirin 980 com sendo o primeiro chip mobile feito em 7nm - mas não conseguindo impedir que fosse a Apple a primeira a lançar no mercado o seu A12 de 7nm, nos iPhones XS e XR. O Kirin 980 só chegará até nós na série Mate 20, que tem data de apresentação marcada para meados de Outubro.


A passagem dos 10 para os 7nm deverá permitir, segundo a Huawei, um aumento de 20% no desempenho e uma poupança de 40% no consumo energético face ao Kirin 970 de 10nm. Quando comparado com este último, o novo Kirin 980 deve conseguir ganhos até 75% superiores em termos de desempenho, com a GPU a possibilitar um rendimento até 46% superior. Melhorias que fazem com que a Huawei considere o Kirin 980 superior ao A12 Bionic da Apple (curiosamente, ambos contam com 6.9 mil milhões de transístores... pelo que nesse campo, nenhum fica em inferioridade).

Haverá no entanto que aguardar pela apresentação oficial do Mate 20, altura em que poderá ser feita uma comparação directa com o processador utilizado nos novos iPhone. Tendo em conta o facto de que a Apple controla tanto o hardware como o software, o nível de eficiência tem-lhe sido sempre muito favorável, pelo que se o Mate 20 e o Kirin 980 conseguirem superar as suas prestações, será um facto digno de registo. Daqui por poucas semanas saberemos se tal se confirma.

1 comentário:

[pub]