2018/09/26

Leica, Panasonic e Sigma vão partilhar objectivas nas suas câmaras


O trio de fabricantes irá usar o mesmo sistema de objectivas L-Mount para as suas câmaras full-frame e APS-C, tornando mais apelativa a aposta a longo prazo para quem não quiser ficar "agarrado" a uma única marca.

A maioria dos fotógrafos já estarão tão habituado ao facto de cada fabricante ter o seu sistema de objectivas, que já nem considerará isso um factor; mas a verdade é que isso é se revela num enorme incómodo para quem for acumulando objectivas ao longo dos anos, e eventualmente chegar a um ponto em que acha que ficaria melhor servido com uma câmara de outra marca. Talvez tenham uma colecção de objectivas Nikon, ou Canon, e agora queiram mudar-se para uma Sony, ou vice-versa; e não queiram lidar com os efeitos secundários de usar adaptadores para as poder utilizar...

Pois bem, depois do sistema Micro Four Thirds criado pela Panasonic e Olympus, temos novamente um sistema que visa trazer um formato standard ao sector: as câmaras full-frame e APS-C da Panasonic e Sigma vão usar o mesmo sistema L-Mount criado pela Leica. Isto significa que qualquer objectiva "L" poderá ser partilhada entre câmaras destes fabricantes, removendo o entrave da "mudança de marca".

O facto de ser o sistema de Leica deve-se apenas ao facto de ter sido a primeira das três marcas referidas a criar uma câmara full-frame mirrorless, e por isso já ter este sistema (estreado em 2014) criado o efeito. As novas Panasonic Lumix S1 e S1R já contam com este novo encaixe, e a marca diz que ao longo do próximo ano lançara 10 novas objectivas L-mount.

Não seria bom se, no futuro, também a Canon, Nikon e Sony se juntassem a este grupo, e se tivesse - finalmente - um único sistema de objectivas partilhado por todas as câmaras com objectivas intermutáveis?

1 comentário: