2018/09/28

Micro adaptador USB-C para headphones 3.5mm a €1.41

A tendência para abandonar a ficha de headphones de 3.5mm nos smartphones causa por vezes alguns inconvenientes, mas este micro adaptador de baixo custo poderá ajudar a minimizar esse problema.

Embora os fabricantes promovam a utilização de headphones bluetooth como solução para o fim da ficha de 3.5mm, há muitos utilizadores que preferem utilizar headphones com cabo, sem preocupações de ter mais um gadget que carregar ao final do dia. A utilização de dongles nem sempre se revela prática, por ter mais um aparelho pendurado no smartphone, sendo que a utilização de um micro-adaptador mais compacto se poderá revelar uma melhor opção.

Este micro-adaptador USB-C para ficha de 3.5mm está disponível por um micro-preço de 1.41 euros.

O adaptador está disponível em vermelho, preto e dourado, permitindo que melhor se enquadre (ou destaque) no smartphone em questão. Será seguramente uma das formas mais económicas de continuar a usar headphones com ficha tradicional em smartphones com porta USB-C, e embora não resolva a questão de não se poder recarregar o smartphone pela ficha USB-C enquanto se está a usá-la para os headphones, pelo menos trata do problema sempre que não o estiverem a recarregar.

9 comentários:

  1. Andava à procura de um adaptador USB-C para jack de 3.5, para um Xiaomi Mi 8, mas fiquei com dúvidas porque todos enumeram os equipamentos compatíveis, o que dá ideia de que não são universais. Por exemplo o do post: "Alta compatibilidade, compatível com Millet 6, Millet, MOTOZ, Huawei Mate10, Hammer Nut Pro / Pro2"

    Afinal como é a questäo da compatibilidade dos adoradores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a salgalhada do áudio no USB-C. Estes adaptadores low-cost são apenas analógicos (dependem do smartphone ter o DAC interno a mandar o sinal analógico para o USB-C). Há smartphones que apenas mandam o sinal digital, obrigando a que se usem adaptadores com o DAC integrado.

      Tendo em conta o preço deste, será praticamente garantido que seja adaptador puramente analógico.

      Eliminar
    2. A ver se eu consigo juntar 2+2:

      - Se o smartphone "debitar" áudio analógico para a porta USB-C, um adaptador de àudio puramente analógico capta-o.

      - Se o smartphone "debitar" para USB-C só áudio digital, apenas se pode utilizar um adaptador para jack de áudio que converta áudio digital para analógico. Mas a minha pergunta é: neste caso o adaptador é universal, ou cada um funciona apenas em certas marcas/modelos específicos?

      Eliminar
    3. Em vez de 2+2 é mais algo do estilo 3 x Y - z^2...
      Espreita aqui que já dá uma melhor ideia do panorama.

      Eliminar
    4. De facto está complicado. Penso que a questão tem que ser vista a dois níveis:

      - Qual é o melhor áudio: "wired" (com cabo) e "wireless" (bluetooth, sem cabo)? Do que experimentei, em headphones realmente bons (e caros), como os Bose, acaba por não se notar diferença (pelo menos eu não noto uma diferença significativa). Nos earphones, só conheço bluetooth baratos (para ouvir televisão fora de horas) e, de facto, não tem nada a ver com os "wired" (recomendo uns a preço razoável: 1MORE Hifi Triple-Driver).

      - O segundo nível é de pura lógica: se o áudio digital é superior ao analógico, então devem ser os fabricantes de headphones/earphones "wired" a tirar proveito disso - apresentando eles próprios equipamentos com fichas USB-C prontos para receber áudio digital. Agora, com a falta de universalidade dos smartphones Android, é provável que os fabricantes de headphones/earphones não se sintam interessados a investir. Serão os próprios fabricantes dos smartphones a lançar os seus com ficha USB-C, como creio que já há alguns caos. Bastante caótico.

      Eliminar
  2. I audio por Bluetooth vai levar muito até chegar a qualidade de áudio pelo headphone jack. Que as marcas acordem! Está treta de tirar o headphone jack foi toda uma manobra da Apple ganhar mais dinheiro com adaptadores e os seus Airpods de 200 euros.

    ResponderEliminar
  3. Ao ponto a que isto está a chegar... :(
    Já alguém mais se deu conta de que, contrário das fichas USB, as fichas JACK são (eram?) efetivamente universais?

    ResponderEliminar
  4. Eu sou um amante de música, e concordo que a Apple ao ter iniciado esta guerra de suprimir a saída Jack de 3,5 para sugar mais uns cobres aos seus utilizadores, acabou por criar uma onda a que muitas marcas aderiram, criando a salganhada que agora assistimos, como acabei por investir uns Euros nuns bons auscultadores bluetooth, ouço maioritariamente através deste método, mas para os auscultadores de cabo que não estou disposto a abdicar comprei um receptor de audio bluetooth da Xiaomi e tenho de dizer que o resultado é bastante satisfatório, o problema é a bateria que se aguenta só umas 6 horas.

    ResponderEliminar