2018/09/15

MIUI 10 Global chega aos Xiaomi Mi Mix/Mix 2, Mi 5/Mi 6, Mi Note 2 e Redmi Note 5 Pro

A mais recente MIUI 10 da Xiaomi em versão global (que conta com os serviços da Google e é destinada aos utilizadores ocidentais) já está disponível na sua versão final.


A Xiaomi pode demorar o seu tempo, mas as actualizações da MIUI acabam sempre por chegar a dezenas de modelos dos seus smartphones. Apresentada oficialmente no início de Junho, a MIUI 10 Stable leva sempre alguns meses até que comece a ser disponibilizada. Primeiro é lançada a versão Chinesa, que não tem de garantir a compatibilidade com os serviços da Google e semanas mais tarde, a versão Global, que é aquela que interessa aos mercados ocidentais.

Em termos de novidades, o modo retrato, o menu para apps "recentes", notificações inspiradas na natureza, tempo para relaxar, novos controlos para o brilho e som e melhorias no desempenho, são os grandes aspectos em destaque.

A MIUI 10 Global Stable passa a estar disponível para os seguintes smartphones:
  • Xiaomi Redmi Note 5 Pro
  • Xiaomi Mi 5
  • Xiaomi Mi 6
  • Xiaomi Mi Mix
  • Xiaomi Mi Mix 2
  • Xiaomi Mi Note 2

A distribuição da actualização vai ser efectuada de forma faseada, pelo que poderão ainda ter de esperar mais algum tempo até que chegue ao vosso smartphone. Os mais aventureiros podem sempre optar por uma instalação manual, através da recovery do equipamento.

Para tal será necessário ter o bootloader desbloqueado, pois a instalação é feita através da recovery TWRP, que é utilizada de forma temporária para a instalação da actualização. Caso pretendam seguir esta opção, podem encontrar as instruções aqui (não esquecendo que actualmente a Xiaomi está a impor um atraso de cerca de 30 dias para fazer o desbloqueio do bootloader, para combater o mercado paralelo que compra smartphones na China, lhes aplica a ROM global e depois os vende no Ocidente)..

7 comentários:

  1. Mi 8, nada.
    Já agora, vocês que sabem disto, quem comprou um Mi 8 com a versão chinês/inglês, pode instalar a versão global (quando houver) via OTA ou é preciso algum truque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei um mi8 chinês e tive que fazer desbloqueio do bootloader para instalar a versão global. Não vai atualizar para a global por OTA

      Eliminar
    2. Obg. Pelo que diz o Carlos Martins a autorização da Xiaomi de desbloqueio do bootloader está demorado, vou tratar disso.
      Mas, se não há ROM global da Xiaomi para Mi 8, qual instalaste?

      Eliminar
    3. Existe ROM global para o MI8, basta ir ver no forum deles. Instalei via fastboot. Já há telemoveis que vêm com a global de origem sem ser a chinesa. No meu caso desbloqueei o telemovel no dia em que o recebi, nao tive de esperar os 30 dias. Tive de esperar uma vez os 30 dias quanto quis desbloquear o meu Mi3 na altura.

      Eliminar
    4. O processo para desbloquear o telemovel passa por:
      1) desbloquear bootloader
      2) flashar a Rom global
      3) o telemovel vai estar "brick" e dizer que nao suporta a Rom instalada
      4) voltar a desbloquear o telemovel pelo pc

      Eliminar
    5. http://en.miui.com/a-234.html
      Basta seguir isto com muito cuidado!
      Na aplicação XiaoMiFlash, no canto inferior direito, é preciso cuidado para selecionar a opção "clean all" e não "clean all and lock" foi por isso que tive de desbloquear novamente o telemovel na altura que fiz o flash!

      Eliminar
    6. OK. Percebi obg. A ROM global disponível pra o Mi 8 é a MIUI 9.5.13.0

      Vou "saltar" esta e esperar pela MIUI 10. Por certo vou ter que a instalar seguindo os mesmos passos.

      Eliminar