2018/09/15

SpaceX já tem o primeiro cliente para dar a volta à Lua no BFR


A SpaceX anunciou que já tem o primeiro cliente para o seu mega-foguete BFR, para embarcar numa viagem que o levará a dar uma volta à Lua e regressar - ainda sem data prevista.

O BFR (oficialmente Big Falcon Rocket; não-oficialmente Big F*cking Rocket) será o mais potente foguete da actualidade quando entrar em actividade, sendo capaz de levar 150 toneladas de carga de uma só vez até à órbita terrestre e sendo o veículo que potenciará a ida a Marte, segundo a visão de Elon Musk.



Há no entanto que refrear os ânimos. No início de 2017 a SpaceX também previa levar dois passageiros até à Lua com o Falcon Heavy e que isso aconteceria antes do final de 2018; planos que depois foram cancelados, sendo indicado que a viagem seria feita com o BFR em conjunto com o BFS (Big Falcon Spaceship). Por outro lado, se Elon Musk está confiante que o BFR voe ainda durante o ano de 2019, a presidente da SpaceX diz que até poderá ser possível, mas apenas para voos de teste de curta duração. Pelo que uma viagem até à lua com tripulação e passageiros estará seguramente a alguns anos de distância (o que também já diz muito sobre os planos de Elon Musk, que indicou que em 2022 já teríamos o BFR a voar até Marte). Mas, ninguém levará a mal se em vez de 2022 acabar por ser 2024 ou 2026, o que interessa é que as coisas aconteçam.

Quanto ao passageiro mistério para a ida à Lua, a SpaceX irá revelar de quem se trata na próxima segunda-feira, dia 17 de Setembro,

3 comentários:

  1. "No início de 2017 a SpaceX também previa levar dois passageiros até à Lua com o Falcon Heavy e que isso aconteceria antes do final de 2018;"
    "Por outro lado, se Elon Musk está confiante que o BFR voe ainda durante o ano de 2019"
    "Mas, ninguém levará a mal se em vez de 2022 acabar por ser 2024 ou 2026, o que interessa é que as coisas aconteçam."

    Será? O que eu não compreendo é a necessidade de escrever "ninguém leva a mal...."; Parece que se quer desculpar a Tesla, como se fosse necessário, essa grande, invejada empresa da moda, daquilo que já nos habituou nos últimos anos: o incumprimento consecutivo dos prazos definidos (os investidores devem estar contentes - ironia :) )
    Atenção que nada disto altera o facto de a Tesla ser claramente A empresa que está a mudar, e bem e em praticamente todos os aspetos, o mercado automóvel mundial, mas não me lembro de ver situações semelhantes serem tratadas da mesma forma do tipo:
    O estado não reembolsou os impostos a tempo. Ninguém leva a mal...
    A Apple descartou por completo o AirPower. Ninguém leva a mal...
    A Google arrasta-se em processos de tribunal com a comissão europeia.. Ninguém leva a mal que...
    :) :) :)
    Ninguém leva a mal se eu disser que em todo o lado há adeptos desportivos, políticos, tecnologicos e cada um torce pelos seus...

    ResponderEliminar
  2. A Tesla ainda não deu lucro e ninguém leva a mal .....mas como no futuro pode dar está tudo bem .

    ResponderEliminar