A SpaceX anunciou que já tem o primeiro cliente para o seu mega-foguete BFR, para embarcar numa viagem que o levará a dar uma volta à Lua e regressar - ainda sem data prevista.
O BFR (oficialmente Big Falcon Rocket; não-oficialmente Big F*cking Rocket) será o mais potente foguete da actualidade quando entrar em actividade, sendo capaz de levar 150 toneladas de carga de uma só vez até à órbita terrestre e sendo o veículo que potenciará a ida a Marte, segundo a visão de Elon Musk.
SpaceX has signed the world’s first private passenger to fly around the Moon aboard our BFR launch vehicle—an important step toward enabling access for everyday people who dream of traveling to space. Find out who’s flying and why on Monday, September 17. pic.twitter.com/64z4rygYhk— SpaceX (@SpaceX) September 14, 2018
Há no entanto que refrear os ânimos. No início de 2017 a SpaceX também previa levar dois passageiros até à Lua com o Falcon Heavy e que isso aconteceria antes do final de 2018; planos que depois foram cancelados, sendo indicado que a viagem seria feita com o BFR em conjunto com o BFS (Big Falcon Spaceship). Por outro lado, se Elon Musk está confiante que o BFR voe ainda durante o ano de 2019, a presidente da SpaceX diz que até poderá ser possível, mas apenas para voos de teste de curta duração. Pelo que uma viagem até à lua com tripulação e passageiros estará seguramente a alguns anos de distância (o que também já diz muito sobre os planos de Elon Musk, que indicou que em 2022 já teríamos o BFR a voar até Marte). Mas, ninguém levará a mal se em vez de 2022 acabar por ser 2024 ou 2026, o que interessa é que as coisas aconteçam.
Quanto ao passageiro mistério para a ida à Lua, a SpaceX irá revelar de quem se trata na próxima segunda-feira, dia 17 de Setembro,
"No início de 2017 a SpaceX também previa levar dois passageiros até à Lua com o Falcon Heavy e que isso aconteceria antes do final de 2018;"
ResponderEliminar"Por outro lado, se Elon Musk está confiante que o BFR voe ainda durante o ano de 2019"
"Mas, ninguém levará a mal se em vez de 2022 acabar por ser 2024 ou 2026, o que interessa é que as coisas aconteçam."
Será? O que eu não compreendo é a necessidade de escrever "ninguém leva a mal...."; Parece que se quer desculpar a Tesla, como se fosse necessário, essa grande, invejada empresa da moda, daquilo que já nos habituou nos últimos anos: o incumprimento consecutivo dos prazos definidos (os investidores devem estar contentes - ironia :) )
Atenção que nada disto altera o facto de a Tesla ser claramente A empresa que está a mudar, e bem e em praticamente todos os aspetos, o mercado automóvel mundial, mas não me lembro de ver situações semelhantes serem tratadas da mesma forma do tipo:
O estado não reembolsou os impostos a tempo. Ninguém leva a mal...
A Apple descartou por completo o AirPower. Ninguém leva a mal...
A Google arrasta-se em processos de tribunal com a comissão europeia.. Ninguém leva a mal que...
:) :) :)
Ninguém leva a mal se eu disser que em todo o lado há adeptos desportivos, políticos, tecnologicos e cada um torce pelos seus...
Não levo a mal o teu comentário... :)
EliminarA Tesla ainda não deu lucro e ninguém leva a mal .....mas como no futuro pode dar está tudo bem .
ResponderEliminar