2018/09/20

Porto Editora deixa alunos sem livros digitais no iOS 12


A chegada do iOS 12 tem sido muito bem recebida, excepto por quem esperasse utilizar iPhones e iPads para aceder aos seus manuais escolares através da app EV Smart Book da Porto Editora - que mesmo apesar dos avisos atempados dos utilizadores, não funciona na mais recente versão do sistema da Apple.

Os livros digitais têm inúmeras vantagens face aos livros em papel, mas para isso é preciso que funcionem - o que infelizmente não é o caso dos livros disponibilizados através da app EV Smart Book da Porto Editora. Os utilizadores que tenham feito a actualização para o iOS 12 da Apple estão a ser confrontados com a mensagem de que a app não é compatível com a versão do sistema, ficando sem acesso aos livros comprados.

Para além do impacto que se pode imaginar - especialmente nas escolas que já dependem exclusivamente dos livros digitais para as suas aulas - este episódio torna-se ainda mais caricato por se tratar de um problema para o qual a Porto Editora já tinha sido alertada.



Um tweet do início do mês já dava conta que as suas apps não estavam a funcionar no iOS 12, com a Porto Editora a responder que estavam a ser efectuados os testes de compatibilidade, para que tudo estivesse pronto assim que o iOS 12 final fosse lançado. Pois bem, o iOS 12 final já foi lançado há vários dias, e embora muitas empresas tenham actualizado as suas apps (até mesmo antes do lançamento do iOS 12), no caso destas apps de importância crítica para muitos alunos... continuam por actualizar.

Considerando este impacto, teria sido simpático que - no mínimo - a Porto Editora, sabendo que a app não estaria pronta a tempo, tivesse alertado os utilizadores da sua plataforma para que adiassem a instalação do iOS durante mais algum tempo para não perderem o acesso aos livros... Assim, tornam-se em mais um mau exemplo da utilização de livros digitais.

3 comentários:

  1. Sou DEV de iOS já a alguns anos... Nem quero imaginar as marteladas e/ou falta de manutenção q a app tem para isso acontecer.

    ResponderEliminar
  2. Penso que está a confundir duas apps.
    O tweet que a Porto Editora respondeu que "estavam a ser efectuados os testes de compatibilidade, para que tudo estivesse pronto assim que o iOS 12 final fosse lançado." diz respeito à app Wook.
    A app que permite utilização de livros digitais é a EV Smart Book da Porto Editora. Esta última não funciona em iOS 12?

    ResponderEliminar
  3. Sim, é a EV Smart Book para iOS q não funciona. Crasha, nem sequer abre.
    Segundo o que dizem...
    "Recebemos indicação por parte da nossa equipa de Desenvolvimento de Programação e Software que a anomalia reportada já está a ser corrigida. Estamos a finalizar os testes e, muito em breve, estará disponível na app store"

    Pelo tweet aparentemente o mal era geral já que a da Wook tb não dava.
    Bandalheira total que quem gere estas apps... nem testam novos iOS, nem avisam os utilizadores para não actualizarem o iOS (eles tem os emails dos alunos/pais). Enfim...

    ResponderEliminar