2018/09/20

Notícias do dia

Porto Editora deixa alunos sem livros digitais no iOS 12; iPhone XS e XR podem usar NFC quando ficam "sem bateria"; Xiaomi Mi 8 Pro chega com sensor de impressões digitais no ecrã; 5 novidades do iOS 12 que podem passar despercebidas; Teslas vão dar acesso às gravações das câmaras na próxima actualização; e tribunal diz que ISPs podem cobrar para identificar "piratas".

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembrou que já arrancou o nosso habitual passatempo da semana, que desta vez te poderá valer um conjunto de cubos de "gelo" metálicos - e que está a decorrer um fundo de gadget para o iPhone XS (já na recta final).

Routers MicroTik são os mais infectados - mas nem as máquinas de lavar escapam



O mundo da Internet of Things é um mundo onde os equipamentos se dividem entre aqueles que são vulneráveis e aqueles que ainda não o são, e um relatório da Kaspersky confirma que o cenário vai de mal a pior. São cada vez mais os equipamentos IoT infectados por malware, numa tendência que deverá tornar-se ainda pior nos próximos anos.

Os routers MicroTik têm sido os equipamentos mais afectados, sendo que nem sequer as máquinas de lavar "inteligentes" escapam. Curiosamente, a maioria dos ataques tem partido da Brasil, que consegue destronar a China neste ranking....

Utilizar passwords seguras, desactivar acessos desnecessários, fazer reboots regularmente, são algumas das recomendações deixadas pelos investigadores para tentar minimizar o risco de ser infectado.


GoPro apresenta Hero 7

As action cams podem ter perdido parte do seu encanto devido à popularidade dos smartphones, mas a GoPro continua a deter um estatuto especial neste segmento, que tenta manter com as suas novas Hero 7 Black / Silver / White.

Como parte das novidades, a Hero 7 Black, que pode gravar vídeo 4K a 60fps e Full HD 1080p a 240fps, vem com modos Hypersmooth e TimeWarp, que permitem fazer estabilização de vídeo idêntica à que se teria com um estabilizador "gimbal" usando a magia do processamento digital - directamente na câmara, sem necessidade de pós-processamento externo. Também tem um modo "SuperPhoto" que é idêntico ao modo HDR usado nos Pixel e nos iPhone XS.

Os preços são de $199, $299 e $399, para a Hero 7 White, Silver, Black, respectivamente.


Google Keep passa a Keep Notes



Após mais de meia década, a Google parece ter achado que o seu Google Keep não tinha um nome suficientemente descritivo, pelo que de agora em diante o Keep passará a ser o Keep Notes.

Mais preocupante (se assim se puder dizer) é que esta actualização se limitou a alterar o nome da app e não trouxe qualquer melhoria ou nova funcionalidade - embora, sendo sincero, acaba por ser preferível não mexerem e deixarem ficar como está... do que mexerem para "estragar" alguma coisa. O Google Keep continua a ser o meu bloco de notas favorito, até para guardar registos de fotos de cartões de fidelização e libertar a carteira... :)


Spotify testa distribuição directa de artistas independentes



A indústria musical muito se queixa da pirataria e dos downloads ilegais, exigindo medidas de protecção dos direitos de autor que atropelam os direitos dos consumidores, mas a verdade é que aquilo que é preciso é uma remodelação de todo o sector - e é isso que o Spotify está a tentar fazer. Por agora, está a disponibilizar a possibilidade de artistas independentes fazerem o upload directo das suas músicas, sem intermediários - embora por agora seja algo disponível apenas por convites.

O Spotify pagará aos artistas 50% dos lucros obtidos pelo Spotify e 100% dos direitos de autor, pagos mensalmente.

... O maior problema que vejo nesta tentativa de se assumir como nova plataforma de distribuição, é que se sujeitam a sofrer um embargo das grandes editoras, reduzindo significativamente o número de músicas que disponibilizam...


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)