2018/09/04

Samsung quer estrear novidades nos smartphones de gama média


A Samsung quer alterar as regras do jogo, e diz que vai começar a lançar novidades nos smartphones de gama média, que podem ser comprados por um maior número de pessoas.

Ao longo da última década (para nos cingirmos apenas à era dos smartphones Android / iOS) a táctica dos fabricantes tem-se mantido inalterada: as novidades são lançadas nos modelos topo de gama, e ao longo dos anos seguintes vão sendo adoptadas pelos modelos de gama média, até finalmente chegarem aos modelos mais económicos. Mas agora que chegamos a um ponto em que os topo de gama atingem valores exorbitantes, a Samsung diz que vai mudar de táctica.

DJ Koh, o presidente das comunicações móveis da Samsung Electronics, diz que está na altura de lançar as novidades em modelos que todas as pessoas possam comprar, e por isso a Samsung irá começar a aplicar as novas tecnologias nos modelos mais económicos, como a série Galaxy A, em vez de o fazer de forma exclusiva nos Galaxy S e Note.

Sem dúvida que os fabricantes têm que fazer algo, já que os modelos com preços próximos dos 1000 euros podem ser muito bons... mas no mundo real ficam fora do alcance da maioria dos consumidores - especialmente quando colocam a paixão de lado e começam a pesar os prós e contras, e a adicionar modelos com muitas das características dos topo de gama a metade do preço.

Vai ser interessante ver a reacção do mercado a esta mudança de táctica por parte da Samsung, mas por outro lado também se tem que considerar o impacto que isto irá ter na venda dos próprios topo-de-gama da Samsung. Afinal, se os topo de gama se limitarem a ter aquilo que já foi lançado nos modelos mais económicos... lá se vai um dos (poucos?) pontos a favor da compra de um topo de gama.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Faz sentido disponibilizar as novidades nos modelos de preços mais acessível.
    Para os topo de gama podem ter diferenças em coisas óbvias como: melhores câmaras fotográficas, actualizações mais frequentes e garantidas por mais tempo, baterias com uma duração muito superior, garantias superiores e seguros muito mais abrangentes incluídos.

    ResponderEliminar
  3. Só agora é que a Samsung acordou...Xiaomi sempre deu valor aos modelos de gama-média e são os equipamentos de sucesso da marca! e outra coisa, nunca devemos de ver as "actualizações mais frequentes" como um bónus, mas sim como um direito e uma necessidade, tendo em conta que o Android é um "queijo Suíço".

    ResponderEliminar
  4. na gama media e baixa é que esta as vendas. pode se ganhar menos mas sao mauitas mais as pessoas que podem gastar 200,300,400 que aquelas que podem gastar 1000

    ResponderEliminar