2018/09/08

Turing Tumble ensina a construir computadores mecânicos a brincar


Procuram um jogo educativo, capaz de fazer disparar os neurónios de miúdos e graúdos? Então espreitem este Turing Tumble, nascido no Kickstarter.

À primeira vista, o Turing Tumble poderá - erradamente - fazer pensar que estamos perante o velho jogo em que se soltavam berlindes ou esferas de metal numa plataforma inclinada repleta de pregos, para ver onde iria parar quando chegasse ao fundo. A diferença é que aqui contamos com uma selecção de diferentes mecanismos, que terão que ser utilizados para superar os desafios colocados.


Na verdade, trata-se literalmente de criar computadores mecânicos capazes de realizar as tarefas pretendidas - e tudo apenas com recurso à força da gravidade - e cujas capacidades irão seguramente surpreender quem não estiver familiarizado com o conceito. Dando uso às peças fornecidas, podemos criar máquinas de somar, de multiplicar, ou capaz de realizar muitas outras operações (com um tabuleiro suficientemente grande, poderíamos fazer tudo o que qualquer computador é capaz de fazer... embora pudesse ser necessário um tabuleiro com quilómetros de largura e altura, a funcionar a uma velocidade capaz de induzir sonolência à pessoa mais paciente do mundo).

Pena que com os portes e impostos, este Turing Tumble vá para um preço de $90 ao ser enviado para Portugal. Mas se eventualmente o encontrar por cá a um preço abaixo dos 50 euros... acho que não conseguirei resistir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)