2018/09/13

Windows 10 desaconselha instalação do Chrome e Firefox


Um utilizador de uma versão de testes do Windows 10 foi surpreendido por uma mensagem de alerta quando tentava instalar o Firefox, com o Windows a recomendar que utilizasse o Edge em vez de instalar outro browser.

É certo que se trata de uma versão de testes do Windows 10, onde a Microsoft pode (e deve) fazer todo o tipo de testes; no entanto, não deixará de ser preocupante que a empresa pareça ter uma memória tão curta que já se tenha esquecido dos tempos em que foi obrigada a disponibilizar uma janela de selecção de browsers alternativos.

Ter um sistema operativo a desaconselhar a instalação de um programa que o utilizador quer utilizar é algo que vai para além de tudo o que é admissível (e isto para não falar na recolha de dados que é feita, sem que o utilizador tenha acesso a opções simples para as desactivar, e que mesmo quando o faz não evita que continuem a ser recolhidas informações que a MS diz serem "essenciais" para o bom funcionamento do sistema).

Talvez seja bom relembrar que o Edge, por muito bom que possa ser (e até considero que seja um browser que pode muito bem ser uma excelente alternativa a quem estiver farto do uso excessivo de memória do Chrome) ainda está a pagar a factura da má reputação que foi ganho por conta do Internet Explorer e de atitudes como a que agora parecem estar a ressurgir. Mesmo não se tratando de um browser, talvez possam olhar para o exemplo do que aconteceu com o Google+ depois da Google também ter tentado forçar os utilizadores a adoptarem-no... No caso do Edge, não será preciso muito para prever um desfecho idêntico: quanto mais tentarem forçar as pessoas a utilizarem-no, menos vontade haverá de lhe darem um oportunidade.

1 comentário: