2018/09/13

Notícias do dia

A Apple apresentou os iPhone XS, XS Max e XR; e também o Apple Watch 4 com ECG e ecrãs maiores; estes novos iPhones vão ter preço a começar nos €1179 em Portugal; o iOS 12, tvOS 12 e watch OS 5 chegam a 17 de Setembro; o Windows 10 vai enviar ficheiros pouco utilizados para a cloud - mas por outro lado também desaconselha a instalação do Chrome e Firefox; e a UE ameaça multas exemplares a plataformas que não removam conteúdos terroristas em 1h.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que esta semana podem ganhar uma smart bracelet 115Plus no nosso passatempo do gadget da semana.

Dominios.pt foi hackada e redireccionou sites de clientes



Nos últimos dias algumas pessoas poderão ter sido surpreendidas ao tentarem visitar alguns sites nacionais e depararem-se com uma imagem como esta, indicando que o site foi "hackado". Na verdade não foram estes sites a serem hackados directamente, mas sim o serviço dominios.pt que fazia a gestão desses domínios.

A Dominios.pt confirmou apenas que houve uma "indisponibilidade que afectou o serviço de DNS associado a alguns dos servidores cPanel da Dominios.pt", não fazendo qualquer referência a um ataque de hackers nem ao potencial acesso indevido a dados dos clientes. Esperemos que não se esqueçam que, segundo o RGPD, passam a estar obrigados a informar as autoridades do potencial roubou ou acesso indevido dos dados num prazo de 48 horas após o ataque...


Novos iPhones virão sem dongle para headphones


Quem quiser utilizar headphones com ficha de 3.5mm nos novos iPhones XS e XR terá que comprar um dongle lightning-headphones à parte para o fazer, pois a Apple vai deixar de incluir um destes dongles com os iPhones. Por um lado é sinal que a Apple considera que o período de transição para a era "sem ficha" está terminado; por outro lado, representará um custo adicional de 10 euros para quem necessitar desta ficha (ou ainda mais, caso queiram contemplar a possibilidade de carregar o iPhone enquanto usam headphones).

A remoção do dongle será aplicada também ao iPhone 8, que até à chegada dos XS e XR também incluía um destes adaptadores.


Spotify aumenta limites para 10 mil músicas offline (x5)



Os utilizadores do Spotify que se sentissem constrangidos pelo limite de 3333 músicas que podiam manter em modo offline poderão agora expandir o seu catálogo musical, pois o Spotify aumentou esse limite para 10 mil músicas.

Adicionalmente, enquanto o anterior limite de 3333 músicas estava limitado a um máximo de 3 dispositivos, este novo limite de 10 mil músicas pode agora ser utilizado em até 5 equipamentos diferentes (cada um com uma selecção diferente de músicas) num total de 50 mil músicas que se podem escutar sem necessidade de internet.


eSIM dos iPhones XS e XR só será activado mais tarde



Nos novos iPhones a Apple adoptou uma táctica curiosa para o dual-SIM, sendo que estes modelos levam um nano-SIM convencional e o segundo SIM ficará a cargo de um eSIM interno (excepto na China, onde haverá uma versão sem eSIM que levará dois cartões SIM físicos). No entanto, a utilização do eSIM não estará disponível na fase de lançamento, uma vez que dependerá também dos acordos com as diversas operadoras.

Para se ter um iPhone a funcionar em dual-SIM, com o eSIM, será necessário esperar mais algum tempo, sendo posteriormente activado através de uma actualização do iOS 12 que a Apple promete fazer antes do final do ano. (Esperemos que não se repita o caso do AirPower. ;P)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. O negócio dos dongle na Apple já representa um volume de negócio não desprezível de todo... Contei 29!!!
    Estão a ver o porquê de acabar com fichas?

    ResponderEliminar