2018/09/19

Xiaomi apresenta publicidade nos settings dos smartphones


A Xiaomi é conhecida por lançar no mercado produtos a preços super-competitivos, mas ultimamente parecem estar a aumentar as críticas relativas a apresentação de publicidade, até nas páginas de configuração dos smartphones.

Os preços competitivos da Xiaomi são um do seu pilar fundamental, ao ponto da empresa já se ter comprometido a não lançar nenhum smartphone com preço superior a $699 e dizer que nunca irá aplicar uma margem de lucro superior a 5%. Por outro lado, como qualquer empresa, a Xiaomi tem que fazer dinheiro... e uma das formas utilizadas é a apresentação de publicidade nas suas apps e no próprio sistema.

A Xiaomi não esconde que o faz, mas diz que a apresentação de publicidade é feita de forma a não ser demasiado intrusiva e dando aos utilizadores a opção de desactivarem a publicidade - opção essa que de momento parece estar indisponível ou sem cumprir com o efeito pretendido.

Esperemos que a situação seja rectificada rapidamente, sob pena da Xiaomi se arriscar a perder muitos fãs que não se sintam dispostos a aturar publicidade espalhada pelo seu smartphone (se não tiverem forma de a desactivar). Senão, um destes dias, melhor será optarem por uma táctica idêntica à da Amazon, em que disponibilizam produtos com publicidade, a um preço mais reduzido, ou produtos sem publicidade, pagando-se um pouco mais.

8 comentários:

  1. Carlos, pelo que entendi só é apresentada em certas roms sendo essas as da china e da Índia... O meu está limpo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que não se deve confundir com as "shopROMs" alteradas por alguns distribuidores/vendedores, que injectam publicidade "não-oficial" nas ROMs.

      Eliminar
  2. Confirmo, no meu MI8 também tem aparecido publicidade na App de manutenção.

    ResponderEliminar
  3. a quem diga que da para desligar isso. será que a xiaomi quer fazer bons smartphones a preços porreiros como o pocophone f1 e depois meter publicidade para ganhar mais dinheiro? tipo. vende barato e depois ganha dinheiro com a publicidade?

    ResponderEliminar
  4. Nada a opor a um preço com publicidade (desde que não seja no YouTube em geral e certos canais em particular e no Sapo) e sem publicidade.

    Tem que se perceber que na China,em que não há Google Play, a Xiaomi vai buscar muito dinheiro à loja de apps. Uma Rom chinesa (tenho uma chinesa/inglesa) é uma autêntica "shoprom" carregada de apps de compras.

    Fora da China não tem nada disso, perde dinheiro no preço dos smartphones, é natural que tente ir buscar dinheiro aos anúncios, como a Google. Parece-me ser apenas uma questão de qualidade/preço - desde que os anúncios se possam controlar. O represente da Xiaomi garantiu quem quiser os pode eliminar (quase) na totalidade,

    ResponderEliminar
  5. Só sei que tenho Xiaomi há uns 5 anos, passei por uns umas 4 versões de Miui, e nunca vi nenhum tipo de publicidade no sistema... com Miui 10 keeping it counting

    ResponderEliminar
  6. Uma das razões pelas quais Xiaomi com Android One é muito melhor :)

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida e talvez pelo que foi escrito nos posts anteriores que concordo a 100%, essa seja uma das razões para que a Xiaomi só lance 1 ou no caso deste ano 2 smartphones com Android One .

    De facto conhecendo a realidade do mercado Chinês e sendo a Xiaomi uma empresa que nasceu a fazer software ( MIUI ) tente de todas as formas ganhar dinheiro com publicidade.

    Esta questão merece-me 2 considerações:

    1 / Em produtos gratuitos como os da Google por exemplo admito a existência de publicidade embora achasse melhor que existissem 2 modalidades , a saber :
    A / Uma paga isenta de publicidade e outra gratuita de publicidade
    B / Em produtos pagos a regra deveria ser nunca ter publicidade , aqui entra a Miui e a sua politica de colocar publicidade que acho inaceitável, aqui ainda sou mais radical do que o descrito no artigo , uma vez que pagamos a publicidade está completamente fora de questão.

    Já agora um tema ligado há publicidade e que eu há anos que ando a lutar contra a maré, tem a ver com os canais que pagamos as operadoras, se nos canais abertos que acabamos por também receber no pacote dos ISPs admito que não existe forma de eliminar publicidade , já nos outros canais que nos são propostos em função do nosso plano, NUNCA , mas mesmo nunca deveriam ter publicidade, é uma situação que já me levou a escrever cartas há ANACOM que diz compreender o meu ponto de vista , mas que a sua função principal não é essa, ou seja nós pagamos um pacote e os ISPs ainda se dão ao luxo de ganhar uns cobres com a publicidade que passam nos canais não abertos / RTP, SIC etc ).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar