2018/10/29

Análise ao carregador Aukey USB-C de 60W com PD 3.0


Com o USB-C o objectivo será usar um único cabo para "tudo", incluindo o carregamento de portáteis e outros dispositivos que habitualmente recorreriam a uma ficha separada para a alimentação. Vamos ver que tal isso funciona com este carregador Aukey PA-Y12 de 60W com Power Delivery 3.0.

O USB-C foi criado não só para permitir o aumento da largura de banda, sempre crescente, na comunicação entre equipamentos, mas também para tentar unificar, de uma vez por todas, a transferência de dados e o carregamento dos equipamentos, mesmo os de maior potência. O Power Delivery 3.0 é disso exemplo, possibilitando o carregamento dos equipamentos até 100W.


A Aukey é uma das marcas mais conhecidas no campo dos carregadores, powerbanks e cabos USB. Depois de já termos tido um contacto com o seu carregador PA-Y4 (limitado a 18W na porta USB C), foi agora altura de testarmos um modelo capaz de carregar computadores portáteis.


O carregador Aukey PA-Y12



O carregador Aukey PA-Y12 é compatível com a especificação Power Delivery 3.0 e permite efectuar carregamentos até 60W através da porta USB C, com relações de carregamento de 5V@3A, 9V@3A, 12V@3A, 15V@3A e 20V@3A em modo PDO (Power Data Objects) e de 3V a 21V a 3A em modo PPS (Programmable Power Supply). Valores suficientes para carregar a grande maioria dos equipamentos portáteis actualmente disponíveis no mercado.


Dispõe ainda de mais duas portas USB tipo A, com tecnologia AiPower Adaptive Charging, que disponibiliza até 5V/2.4A por cada uma das portas. No total, combinando as três portas, temos um total de 72W.

Em termos de dimensões, este carregador mede 100 x 78 x 31mm e pesa 218g. O cabo de alimentação é ligado numa das extremidades, as portas USB ficam no lado oposto.

Metodologia de teste



O Xiaomi Mi Air 12.5" foi a primeira cobaia. Este foi até há bem pouco tempo, o meu portátil de trabalho para o dia a dia, e infelizmente não aceitava o carregamento através do anterior PA-Y4.


Com este novo Aukey PA-Y12 a incompatibilidade fica resolvido, sendo capaz de carregar o portátil da Xiaomi a 19.6V@1.98A (38.8W), próximo do que é disponibilizado pelo carregador que acompanha o portátil (20V@2.25A / 45W), mas ainda assim, abaixo do máximo admitido por este carregador Aukey.


Para testar a potência máxima da porta USB-C, ligámos o carregador a um portátil HP Spectre. Neste caso passamos para uma taxa de carregamento de 19.5V@2.87A (55.9W) que já se aproxima do valor máximo do carregador.


Ficava por testar o carregador com as três portas a serem utilizadas em simultâneo. Para isso, ligámos o cabo Aukey CB-CD6 (USB-C - USB-C) ao HP Spectre e cabos Aukey CB-CD2 (USB-A - USB-C) a dois smartphones compatíveis com com o sistema Quick Charge da Qualcomm. Tanto o BQ Aquaris X2 Pro como o Asus ZenFone 5 conseguem tirar partido de relações de carregamento superiores aos 5V/2.4A que as portas USB A disponibilizam.

Com os três equipamentos a serem carregados ao mesmo tempo pelo carregador PA-Y12, o portátil continua próximo dos valores máximos admitidos, com 19.6V/2.86A. Os smartphones ficam perto dos 5V, mas em termos de corrente os valores registados não se aproximaram dos 2.4A máximos que a porta disponibiliza.


A limitação está nas portas USB-A, que disponibilizam apenas 12W para carregamento, pelo que se dividirmos este valor pelas duas portas, vamos ter uma relação de carregamento com 5V/1.2A. Se ligarmos apenas um smartphone, a relação de carregamento sobe para próximo dos 2A.



Outro aspecto que se deve ter em conta é a compatibilidade dos equipamentos que ligarem à porta USB-C. Se nos portáteis podemos tirar partido do Power Delivery, nos smartphones o panorama é bem diferente, com os vários modelos testados a ficarem-se por um máximo de 9V@2A, com a limitação a estar nestes últimos.



Apreciação final


O carregador Aukey PA-Y4 revelou-se uma boa opção para carregar smartphones, mas os 18W da porta USB-C eram insuficientes para alimentar equipamentos mais exigentes, como os portáteis. Para responder a esta necessidade, a Aukey criou o PA-Y12 de 60W. As duas portas USB-A estão limitadas a 2.4A (acumulado), mas o utilizador típico que irá procurar este tipo de carregador, estará mais interessado no facto de disponibilizar 60W via USB-C.

Quem procura um carregador para transportar consigo, ou até mesmo para manter em casa, tem neste Aukey PA-Y12 uma excelente opção. Fica com a possibilidade de carregar portáteis que tenham uma porta USB-C para esse efeito, tendo ainda duas portas extra para carregar outros equipamentos.

Neste momento podemos encontrá-lo online com um preço de cerca de 54 euros, um valor mais elevado que o pedido por outros carregadores de qualidade, com esta diferença no preço a dever-se à potência de carregamento disponibilizada pela porta USB-C (60W). Pelas razões acima apresentadas, este carregador Aukey PA-Y12 é merecedor de um muito desejado Escaldante.


Carregador Aukey PA-Y12



Escaldante


Prós

  • 60W na porta USB-C
  • 3 portas para carregamento
  • tamanho compacto

Contras

  • Não vem com cabos USB
  • Limitação de carregamento nas portas USB-A




Carregador Aukey PA-Y12 USB-C de 60W

Escaldante (5/5)

2 comentários:

  1. É aconselhável para os macbook pro de 15 polegadas, de 2016 e de 2017?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, apenas não irá carregar tão rapidamente, pois está limitado a 60W e o carregador do portátil permite 87W.

      No caso do Spectre, aparece o aviso da praxe, a dizer que não é o carregador original.

      Eliminar