2018/10/29

Notícias do dia

A Google vai desligar notificações do Android Nearby devido a spam excessivo; API do Andante revelava dados de todos os utilizadores incluindo passwords em "plain-text"; Falcon 9 prestes a ser reutilizado pela 3ª vez; VW promete automóveis eléctricos a metade do preço dos Tesla para 2020; BMW i4 vai adoptar design mais consensual; o zoom de super-resolução do Pixel 3 da Google; a resistência das jantes de liga leve vs normais; os Live Albums do Google Photos têm limite de 10 mil fotos; e a Tesla volta a "fintar" críticos com regresso aos lucros.

Antes de passarmos às notícias de hoje, estamos no último dia do passatempo "gadget da semana" que te pode valer um tapa-garrafas Xiaomi; e também do passatempo que te pode valer um smartwatch Emporio Armani com Wear OS, em celebração do nosso 11º aniversário.

IBM vai comprar Red Hat por 34 mil milhões de dólares



A IBM vai comprar a Red Hat por 34 mil milhões de dólares, naquela que será a sua maior aquisição de sempre. A operação está a ser vista como sendo um "regresso às origens", significando que a IBM voltará a dar mais atenção àquele que, tradicionalmente, seria o seu trabalho principal.

Por outro lado, há quem leia nesta aquisição o reconhecimento de que a forte aposta feita na inteligência artificial, com o Watson, não esteja a ser tão bem sucedida quanto a IBM esperava - havendo vários projectos "falhados" onde se constatou que a Inteligência Artificial da IBM não era assim tão capaz quanto tinha inicialmente sido dado a entender.


Snapdragon 8150 vai usar 3 clusters de núcleos 


Para deixar bem claro a evolução para o processo de fabrico de 7nm, a Qualcomm vai mudar a designação do sucessor do Snapdragon 845, que não será o o Snapdragon 855 mas sim o 8150 - e pelo que está a ser dito, este chip deverá adoptar um sistema de três clusters idêntico ao utilizado pela Huawei para o seu Kirin 980.

No Kirin 980 temos os oito núcleos de processamento divididos em três blocos:
  • 2x 2.60GHz Cortex-A76 cores
  • 2x 1.92GHz Cortex-A76 cores
  • 4x 1.8GHz Cortex-A55 cores

Isto porque, em busca da máxima eficiência, há diferenças entre optimizar um núcleo para funcionar a 2GHz ou a 3GHz, justificando a utilização de núcleos "iguais", mas para velocidades diferentes. O novo Snapdragon deverá seguir uma táctica idêntica, mas com os núcleos de maior desempenho a poderem chegar (ou superar) os 3GHz.


ECG no Apple Watch 4 poderá obrigar utilizadores a definir região como EUA



Quem estivesse com curiosidade para ver o seu ECG lido pelo Apple Watch, terá que continuar a esperar - e muito provavelmente irá ser obrigado a mudar a região do seu relógio para os EUA para ter acesso a esta funcionalidade.

Uma vez que a leitura dos ECG enquadra o Apple Watch como dispositivo "médico", isso vem acompanhado de toda uma burocracia adicional em termos de autorizações e licenças; e por isso a Apple irá disponibilizar apenas esta capacidade nos EUA numa fase inicial. Para o resto do mundo, os utilizadores terão que continuar a aguardar até que a Apple active essa funcionalidade... ou então, que os utilizadores estejam dispostos a mudar a região do seu relógio para os EUA, para que o ECG fique acessível.

... Não seria preferível disponibilizá-lo globalmente, dizendo que a validade médica estaria pendente de aprovação posterior? É que a este ritmo, arriscamos-nos que nalguns países o ECG só chegue quando já estiver a chegar o Apple Watch 5... ao estilo da base de carregamento que deveria ter sido lançada antes do final de 2017.


Google prepara serviço de assinatura para acesso a apps Android



A Google parece querer aplicar à Play Store o mesmo estilo de acesso a apps mediante uma subscrição mensal, como a que já é feita no Humble Monthly, PS Plus, Xbox Live Gold, ou o mais recente Xbox Game Pass. A ideia é sempre a mesma, fazer com que o acesso a apps (pagas) seja algo idêntico ao acesso a conteúdos que temos na Netflix ou serviço pago do Spotify.

Segundo um inquérito que a Google enviou a alguns utilizadores, o Play Pass será um serviço que, mediante uma assinatura mensal, dará acesso a apps cujo valor ascenderia a centenas de euros. O modelo tem sido bem sucedido nas plataformas referidas acima. Resta agora saber mais detalhes (preço e apps incluídas) para se poder avaliar se o sucesso poderá ser transposto para a Play Store.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





2 comentários:

  1. A minha (do "Expresso") notícia do dia:
    China: "Má avaliação social impede chineses de viajarem de avião ou comboio. E não só"

    https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-10-29-Ma-avaliacao-social-impede-chineses-de-viajarem-de-aviao-ou-comboio.-E-nao-so#gs.QVNBusQ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Puxa-vida... Eis parte do futuro "glorioso" que a tecnologia vem trazer à humanidade... :(

      Eliminar