2018/10/20

Apps removidas indevidamente da Play Store deixam developers em desespero


A Play Store da Google pode ser uma loja aberta a todos os que queiram lá colocar as suas apps... mas quando as coisas não correm bem, não há muito que os developers possam fazer, a não ser entrarem em desespero.

Foi isso que descobriu o criador da app "Always On Display AMOLED", ao ver a sua app ser removida da Play Store, sem qualquer hipótese de recurso, devido a uma queixa DMCA. A questão poderia começar logo por aí, uma vez que a queixa em questão nem sequer referia a sua app mas, por algum motivo, a Google terá achado que a mesma também se enquadrava no âmbito.



Foi então que Tomer Rosenfeld se deparou com o problema frequente neste tipo de coisas: não conseguia encontrar forma de chegar a uma pessoa humana, a quem pudesse explicar o erro cometido, para que a situação fosse rectificada. A única solução foi "fazer barulho" na internet, de modo a que o caso fosse notado e, eventualmente, a Google lá se dignou a reconhecer o erro e resolver a situação

Este é um caso de um developer independente, com uma app com mais de 7 milhões de downloads e avaliação de mais de 4 estrelas - e que, de um momento para o outro, poderia ver a sua principal app ser removida da Play Store para nunca mais voltar, devido a um erro. Como foi referido, se a Google não tem problemas em cobrar uma comissão de 30% aos developers, no mínimo deveria disponibilizar formas destes a poderem contactar para salvaguardar contra este tipo de incidentes. Senão... que não se admirem se mais e mais developers começarem a optar pode distribuir as suas apps fora da Play Store, como fez o Fortnite.

6 comentários:

  1. Aproveitem a boleia das sanções da UE e promovam como deve de ser lojas como o Aptoide.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loli...
      Sim saquem apps que são pagas na loga do google de borla em lojas alternativas... não ha almoços grátis...

      Eliminar
    2. não sei como conseguem gostar do aptoide. que loja....

      Eliminar
  2. Assim é fácil ficar rico - 30% sem custos com pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm outro tipo de custos. É como qualquer negócio...

      Eliminar