2018/10/24

Como o Autopilot v9 da Tesla vê a estrada


É sempre interessante ver como sistemas de assistência à condução vêem as estradas e o mundo à sua volta, e já temos um vídeo que mostra como a mais recente versão v9 do Autopilot da Tesla o faz.

O caso da Tesla é particularmente interessante, pois tivemos oportunidade de ver como é que os Tesla viam a estrada quando utilizavam o sistema da Mobileye; e depois como foi evoluindo o seu próprio sistema - em virtude do acidente mortal, quando um Tesla não "viu" um camião atravessado na estrada.

Esta nova versão do Autopilot revela melhorias substanciais face à versão que tinha sido anteriormente mostrada, aplicando o reconhecimento de imagem a todas as câmaras que dão uma visão a 360º em redor do veículo. De forma rápida podemos ver a detecção da estrada (seria imprescindível, não é?), das bermas, vias de rodagem, veículos (com separação da parte lateral, frontal e traseira), e também dos peões.

Há no entanto algumas limitações de hardware para captar este tipo de vídeos, pois o sistema é apenas capaz de gravar a 80MB/s, o que obrigou a limitar o framerate de algumas câmaras a menos de 10fps; no entanto, internamente, o processamento estará a ser feito em todos os frames. Algo que seguramente poderá ser melhorado quando a Tesla disponibilizar o novo hardware.

Entretanto, há que tentar convencer o Elon Musk a que disponibilize oficialmente este tipo de vídeos no modo de gravação dashcam. :)

Actualização: também já temos vídeo de como vêem a estrada à noite.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)