2018/06/19

Como os Teslas vêem a estrada


Com as capacidades do Autopilot da Tesla a serem frequentemente postas em causa, eis que surgem alguns vídeos e imagens que revelam como o Autopilot vê a estrada e o mundo à sua volta.

Não é frequente as empresas darem acesso a informação técnica sobre como os seus automóveis vêem as estradas e demais objectos. No caso da Tesla já vimos um vídeo que nos mostrava isso, mas que era referente ao sistema da Mobileye - que a Tesla acabou por abandonar depois do primeiro acidente que resultou na morte do condutor, optando por desenvolver o seu sistema de raiz.

Há por isso bastante curiosidade para saber que tal o seu novo sistema se equipararia ao anterior; e embora as imagens do Autopilot em versão completamente autónoma fossem inspiradoras, parecia haver uma grande discrepância face ao sistema existente nos carros actuais... que estas imagens parecem confirmar.

Os vídeos que se seguem, referentes ao sistema ainda em 2017, mostram a identificação feita pelo Autopilot (apenas parcial), marcando veículos e objectos com um círculo com tamanho proporcional à sua proximidade e código de cor: verde para objectos em movimento, amarelo para veículos parados, laranja para objectos estacionários, e vermelho para desconhecido. No primeiro vídeo essa informação é complementada com informação obtida pelo radar.




Podemos dizer que, à primeira vista, o sistema não parece impressionar face aos vídeos referidos acima, das capacidades do Autopilot quando contava com a tecnologia da Mobileye, nem o que a Tesla mostrou na demonstração de condução 100% autónoma - mas novamente, há que relembrar que estamos a ver apenas informação parcial.

Mais interessante será ver que nas imagens mais recentes, já referentes à versão actual do Autopilot, a Tesla parece ter dado um grande salto evolutivo.


Esta versão mais recente conta com sistema de inteligência artificial bastante reforçado face aos anteriores, e já parece ter melhor capacidade de individualizar e identificar os veículos.


Até mesmo os problemáticos veículos parados na berma, que têm sido alvo de algumas colisões com os Tesla em piloto automático, parecem já ser melhor detectados - embora, pelo menos na informação apresentada na imagem, o trabalhador debruçado sobre a estrada pareça não ter sido identificado (mas pode ser simplesmente devido ao facto de não se estar a ver toda a informação extraída das imagens).

Talvez seja tempo da Tesla nos mostrar outro vídeo -oficial- de como o novo Autopilot vê a estrada com mais informação visível, e aí já poderíamos ficar com uma melhor ideia do que afinal o seu carro consegue ver... ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)