2018/10/17

CPUs Intel de 9ª geração suportam 128GB de RAM


Os fãs da memória RAM têm mais um motivo para adoptar um dos novos CPUs Intel de 9ª geração, pois vêm com capacidade para suportar até 128GB de RAM DDR4.

Embora 8GB ou 16GB sejam mais que suficientes para a maioria das pessoas (e até 4GB sirvam para desenrascar) há pessoas que, por necessidade ou por "mania", não abdicam de ter o máximo de memória RAM que o seu computador consiga aguentar. Para esses, ter 32GB ou 64GB era prática comum... mas com a chegada dos novos Core i9-9900K, i7-9700K, e i5-9600K, em conjunto com o chipset Z390, será possível elevar esse valor para os 128GB de DDR4!

Ter 128GB num computador doméstico é aquilo que, sem qualquer margem para dúvidas, se pode considerar "um completo exagero"... mas isso não evita que haja pessoas (como eu) que fiquem a salivar perante essa possibilidade.

Infelizmente, a maioria delas terá mesmo que se ficar pelo salivar, já que meter 64GB de DDR4 pode facilmente custar mais de 500 euros, o que significa que ir para os 128GB representará um investimento de mais de 1000 euros que provavelmente seriam melhor empregues noutros componentes. Mas... se não tiverem problemas de orçamento e quiserem um PC topo de gama completamente artilhado... força nisso. Com 128GB de RAM até se podem dar ao luxo de criar um RAM Disk de 64GB para acessos verdadeiramente instantâneos! :)

5 comentários:

  1. Embora seja sempre bem vinda a evolução da tecnologia, continuo a "não perceber" como é que há 6 ou 8 anos atrás estávamos super felizes com um Core 2 Duo T7200 com 2GB que fazia tudo o precisávamos e actualmente com as mesmas ou menos aplicações nos "obrigam" a ter 4, 8 ou 16GB de RAM...
    Dá que pensar na forma como somos controlados até nestas coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cada actualização de qualquer aplicação nota-se o crescendo em "comer" RAM e CPU...
      Depois? Depois troca-se ou "updeita-se" a máquina... Tá tudo combinado...

      Eliminar
    2. Ninguém nos impede de usar um Lubuntu com 128MB de RAM... :)

      Eliminar
  2. O Lubuntu também já foi menos comilão, por pouca diferença tens o ambiente gráfico XFCE ou até o KDE que passou de o maior comilão , para uma das mais poupadas interfaces gráficas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sempre fui fã do Xubuntu (ainda o tenho a correr num PC antigo. :)

      Eliminar