2018/10/26

DNS Portugal tenta enganar clientes com "reserva" de domínios .EU



Muitas pessoas com registos de domínios .pt estão a receber emails não solicitados da DNS Portugal, que as tentam ludibriar com a conversa de que lhes estão a reservar o domínio equivalente .EU.

Uma visita rápida ao site da DNS Portugal será suficiente para, pelo simples estilo da página, fazer tocar imediatamente os alarmes, mas infelizmente o design pouco profissional não é o pior que esta empresa tem para oferecer (actualização: a observação era referente ao site ".com" - o site ".org" apresenta um aspecto mais moderno, mas infelizmente não é o melhor aspecto que evita as práticas duvidosas). Vários dos nossos leitores vieram queixar-se dos emails que têm recebido da DNS Portugal, a propósito de nomes de domínios "reivindicados" em seu nome.

Para além de se tratar de um email não solicitado - portanto: spam; e logo por isso, ilegal - este email apresenta-se como estando a fazer um enorme favor ao destinatário, alegando que a DNS Portugal recebeu um pedido de registo de domínio .EU com o mesmo nome do site da vítima, mas que prefere dar prioridade à vítima para que possa ser ela a registar o domínio, por um período de 10 anos, pela módica quantia de 197.50 euros.


[o email que está a ser enviado pela DNS Portugal - cortesia @Wonderm00n]


Não é provável que as pessoas minimamente informadas caiam neste esquema, mas poderão haver algumas que fiquem baralhadas e até fiquem tentadas a fazê-lo, por conta do nome de aparência oficial "DNS Portugal" (e que estejam dispostas a desculpar todos os erros ortográficos, que também seriam indicadores de que algo de estranho se estaria a passar).

Na verdade, é apenas uma variante de muitos outros esquemas fraudulentos que são recorrentes em torno de domínios, de marcas registadas, e sabe-se lá mais o quê.

Como aparentemente é impossível acabar com estas práticas enganadoras e fraudulentas, resta-nos apenas dar a conhecê-las, e esperar que a sua divulgação contribua para que menos pessoas sejam enganadas.



Correcção: imagem inicial rectificada para a do site DNSPortugal.org em vez do DNSPortugal.com.

14 comentários:

  1. Isto sim é serviço Público.
    Recebi isso também para um domínio meu.
    Convém espalhar isto porque há gente que vai cair.

    ResponderEliminar
  2. O dominio que eles usam é dnsportugal.org que não tem a ver com o que colocaram aqui nesta mensagem. Rastreando o dnsportugal.org vamos ter a uma empresa holandesa.
    Não sei se o dnsportugal.com não será o mesmo, mas pelo menos tem contactos telefonicos e uma morada real. A morada do .org é de um centro de escritorios virtuais em Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já está rectificado.

      Eliminar
    2. Também fui prendado com uma dessas ofertas espetaculares :) Corja!

      Eliminar
  3. Também fui "contemplado" com uma dessas "prendinhas" e num endereço sem responsabilidades pelo domínio.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, eu também recebi e na altura podia aceder a uma fatura online, que agora já não está disponível. Alguém tem acesso a essa fatura e que pudesse partilhar aqui? Tem lá um NIB do Millenium e não é dificil apanhar o nome do titular da conta.

    ResponderEliminar
  5. Também tive a oportunidade de ter este serviço público.

    ResponderEliminar
  6. Eu também recebi um destes e-mails enganosos que realmente tem o intuito de ludibriar as pessoas.
    Lamento que a polícia não "ponha a mão" nestes habilidosos para acabar de vez com esta empresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noutro dia fui à polícia para denunciar um email que me parecia ser fraudulento e a resposta foi: o senhor foi prejudicado? não, não caí n o esquema, então não há nada que possamos fazer, se for prejudicado tem que tirar prints e denunciar num prazo de seis meses senão não fazemos nada. Portanto a polícia não vai fazer nada.

      Eliminar
  7. Fomos tambem alvo desta tentativa de subtrair mais alguns trocos às pessoas menos informadas.Obrigado pelo v/esclarecimento.

    ResponderEliminar
  8. Na empresa do meu sogro receberam uma fatura enviada da dnsportugal.org Avenida da Liberdade, 110 - 1250-096 Lisboa - NIF: 296539171 (particular) - NIB: 0019 0001 0020 0193 3795 9 - Banco: PT50 0019 0001 0020 0193 3795 9. €242,93...

    Vejam que parece um estrangeiro, recente legalizado, erros básicos de gramática em Português.

    Parece ser um gangue com várias contas e um cabecilha. Postem aqui o nome do bicho.

    ResponderEliminar
  9. Segundo informa o amigo Feseca no pplw: -
    no Portal das Finanças, esse NIF corresponde a um cidadão estrangeiro de nome LARS KUITERT e tem a indicação “Número fiscal sem registo de actividade.”.

    Lá está
    Gato escondido com a cauda de fora...

    ResponderEliminar
  10. A 30-11-2018 o esquema continua. Acabei de receber o email a que se referem!!

    ResponderEliminar