2018/10/08

Facebook revela Portal e Portal Plus


O Facebook não quer ficar para trás na corrida pelo domínio das nossas casas, e revelou os seus Portal e Portal Plus, com os quais espera competir com os Echo Show e produtos equivalente da Google.

Embora o Facebook não tenha (ainda?) um assistente como a Alexa ou Google Assistant, isso não está a impedi-lo de entrar no sector dos Echo com estes Portal - smart displays que assumem desde logo a sua função principal de servirem como um "portal" de comunicação para se fazer videochamadas com outras pessoas via Messenger, embora também possam tocar música via Spotify ou mostrar vídeos do Facebook.

Se o Portal normal poderia quase ser confundido com um Echo Show, o Portal Plus faz questão de ser tudo menos discreto; com uma torre elevada com um ecrã Full HD de 15" que até pode ser rodado para ficar na vertical. Infelizmente, por falta de tempo (ou deliberadamente), estes Portal acabam por se revelar bastante limitados assim que se começa a querer fazer algo mais que uma video-chamada, não permitindo ver vídeos do YouTube... nem tão pouco ver o feed do Facebook do utilizador. Ambos contam também com um botão que desactiva fisicamente o microfone e câmara, com o qual o Facebook espera assegurar a privacidade dos utilizadores.

Com um preço de $199 para o Portal mais pequeno ($20 abaixo do Echo Show) e $349 para o Portal Plus, penso que será complicado para o Facebook ganhar mercado neste sector já dominado pela Amazon e que conta com uma forte aposta da Google - mesmo se, estranhamente, a Google se esteja a manter afastada de meter câmara no seu smart display (uma medida que será compreensível, mas que também se pode revelar num enorme erro estratégico a favor da Amazon).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)