2018/10/08

Mudança de hora faz crashar Apple Watch 4


Quase duas décadas após o famoso "bug do ano 2000" as mudanças de hora de Verão / Inverno continuam a dar dores de cabeça, sendo que nem sequer o mais recente Apple Watch 4 escapa - como comprovado pelos utilizadores australianos.

Na Austrália já se procedeu à mudança para hora, e os utilizadores do Apple Watch 4 que estavam a usar a nova complicação Infograph Activity - que mostra um gráfico do histórico da actividade ao longo do dia - descobriram que esse novo mostrador não lidou nada bem com o adiantar da hora. O adiantar da hora fez com que essa complicação se tornar numa verdadeira complicação, ao crashar o sistema e forçar o reboot do Apple Watch 4.

O problema, como se pode imaginar, é que assim que o Apple Watch se reinicia, volta a tentar apresentar este mostrador, causando novo crash, e assim sucessivamente, até ficar sem bateria, sem que o utilizador pudesse fazer muita coisa... a não ser esperar até ao dia seguinte, em que o regresso às 24 horas "normais" permitiu o regresso ao funcionamento esperado.

Esta não é a primeira vez que a Apple (e outras empresas) têm dores de cabeça com a mudança de hora (lembram-se do célebre bug nos iPhones que fez com que os alarmes deixassem de tocar após a mudança de hora?) e que vem relembrar a simplicidade que seria se se abolisse a mudança de hora. Dito isto, o mais importante neste momento para a Apple será resolver o bug quanto antes, uma vez que a mudança de hora ocorrerá no final do mês na Europa, e no início de Novembro nos EUA (embora neste hemisfério se vá atrasar uma hora, em vez de adiantar, o que poderá não causar um crash como na Austrália). Por via das dúvidas, se a Apple não lançar uma actualização entretanto, será melhor optarem por outro mostrador no relógio durante o dia da mudança de hora.

1 comentário:

  1. Update: The date has now rolled over again in Australia and everyone’s watches are working normally again.
    Pelos vistos é só no próprio dia. Não percebi foi se eram todos ou alguns dos que tinham a complicação Infograph Activity como mostrador (quem tinha outro mostrador creio que não aconteceu nada).

    Quanto à mudança da hora duas vezes por ano - é a hora legal que mais se aproxima da hora solar.

    Notei que em Portugal, dos que votaram na consulta, a maioria votou por se manter a atual hora de Verão o ano todo. Fiquei com alguma curiosidade em saber, caso a consulta tivesse sido no Inverno, se o resultado seria o mesmo, ou seja, se gostariam de ir para o trabalho ou levar os putos à escola uma hora antes (voltar do trabalho e ir buscar os putos uma hora antes por certo gostavam) :)

    ResponderEliminar