2018/10/01

Forza Horizon 4 já disponível


Finalmente, esta aí. Já temos Forza Horizon 4 (tenho estado a jogá-lo desde sexta-feira, cortesia do acesso antecipado da Ultimate Edition) e é tudo aquilo que se poderia esperar.

Penso que não tenho que relembrar que a saga Forza Horizon é simplesmente aquela que mais horas me tem feito perder na Xbox ao longo dos anos, e ainda agora sendo responsável por me ocupar a memória com os mapas destes mundos virtuais que conheço como a palma da minha mão. Depois das áreas abertas da Austrália do Forza Horizon 3, voltamos à Europa, para os terrenos bastante mais diversificados do Reino Unido, e agora complementados pela estações sazonais, que irão mudando de semana a semana e que lhe dão uma roupagem completamente diferente consoante seja Verão, Outono, Inverno ou Primavera.

Curiosamente, esperava que fossem tirar mais partido disso (por exemplo, colocando alguns bónus em pontos que só seriam acessíveis nalgumas estações - como no meio de um lago, onde só se pudesse chegar com a água congelada) mas até ao momento, ainda não descobri nenhum caso desses.

O prazer de conduzir sem destino, apenas para "passear" continua a ser a alma do jogo, sendo que agora se partilha o mapa com jogadores reais em vez de apenas condutores virtuais (não se preocupem, os carros dos jogadores reais ficam em modo "fantasma" se se aproximarem demasiado, para impedir "bullying" automobilístico). Existem dezenas e dezenas de provas e objectivos a superar, que rapidamente começam a popular o mapa em "overdose", juntamente com eventos especiais e algumas provas especiais (como as que presta homenagem a 10 jogos de carros que inspiraram a série Horizon) e que servem para ir dar um toque de diversidde.


Na componente multiplayer, os eventos Forzathon Live são bastante divertidos - e de forma despreocupada - convidando jogadores a juntarem-se e missões cooperativas para superar objectivos (por exemplo, atingir 3000Km/h de velocidade acumulada na passagem de um radar). Algo que permitirá que todos se possam divertir, independentemente da sua capacidade face aos outros jogadores. Mas, não se preocupem, que nas corridas "a sério" já terão que demonstrar as vossas capacidades... e ao mínimo erro dificilmente terão oportunidade para pontuar.


Graficamente e tecnicamente o FH4 está de luxo, apresentando visuais incríveis num televisor 4K em HDR (numa Xbox One X). Desta vez temos até a possibilidade de escolher se queremos qualidade gráfica melhorada, em 4K a 30fps; ou se preferimos jogar a 60fps (reduzindo a resolução para Full HD e abdicando de alguma qualidade). Ambas são excelentes opções. :)

Haveria muito mais para dizer, mas penso que o essencial já está dito: se têm uma Xbox One / One X... apressem-se a ir buscar um Forza Horizon 4, que não se irão arrepender! E não se esqueçam que têm disponível a versão demo, para poderem ver o que vos espera antes de terem que puxar da carteira.


1 comentário:

  1. Para quem pretende jogar no PC e nunca activou o game pass. Recomendo pagarem 2 euros (ou testarem durante 14 dias de forma gratuita) para terem game pass durante 1 mês e assim têm este jogo e outros de forma gratuita. Foi o que fiz ontem à noite. Assim jogo durante 1 mês e se depois ainda continuar com vontade de o jogar, aguardo por uma promoção ou pago mais 9,99 por mais 1 mês. Penso que compensa.

    ResponderEliminar