2018/10/04

Google Assistant remodelado em preparação para os "smart displays"


Em preparação para a chegada dos smart displays com Google Assistant integrado, o assistente da Google está a ser actualizado para dar mais destaque à apresentação de informação de forma visual, em vez de se centrar nos resultados por voz.

Embora o Google Assistant sempre tenha contado com a capacidade de apresentar resultados no ecrã de um smartphone, o seu foco até ao momento tinha sido a interacção por voz - como a que é disponibilizada quando se utiliza um produto como o Google Home. Mas agora começam a chegar ao mercado os primeiros smart displays que integram o Google Assistant em dispositivos que têm um ecrã como forma de interacção principal e o Assistant está a ser remodelado para melhor tirar partido disso.

Por exemplo, ao pedir para reduzir ou aumentar a intensidade de uma lâmpada, já não temos que nos limitar a dar um comando de voz, surgindo um painel de controlo que nos permite ajustar com maior precisão o seu nível de luminosidade. De forma idêntica, pedir para ajustar o volume de um dispositivo também nos apresenta um painel de controlo para isso; e o mesmo se aplica à apresentação de informação em geral, que agora passa a estar preparada para ser apresentada num ecrã de maiores dimensões, como a dos referidos "smart displays".

Esta actualização está a ser disponibilizada a partir de hoje, tanto para Android como iOS, mas poderá demorar algumas semanas até que chegue a todos os utilizadores. Esperemos também que a Google não se tenha esquecido que ainda há pessoas com tablets, e que seguramente esperam poder usá-los como alternativa a comprarem um "smart display" dedicado - não há motivo para que não se pudesse usar um tablet já existente para esse fim (e outros).

1 comentário:

  1. Eu já tenho essa actualização há mais de 1 semana , embora eu goste de me antecipar as actualizações que a Google Play nos disponibiliza automaticamente , em relação aos tablets tenho 2 que gostaria de facto de aproveitar para isso ou para um projecto muito mais alargado de domótica que estou a projectar e que já tenho imensos elementos comprados e muitos layouts concluídos, mas ainda tenho de ultrapassar algumas dificuldades técnicas como scripts que ainda não acertei e infelizmente também me enganei nalgum material que comprei, mas se não fosse difícil para mim não tinha piada .

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar