2018/10/25

Google facilita acesso à informação dos utilizadores


Bem a propósito do apelo feito por Tim Cook quanto à necessidade dos utilizadores terem total controlo sobre os dados que são recolhidos sobre si, a Google facilita o acesso aos dados de cada utilizador, para que possam eliminar o seu histórico de pesquisas.

Embora a Google há muito disponibilize o acesso à informação que vai acumulando sobre os utilizadores dos seus serviços (foi uma das primeiras empresas a oferecer a funcionalidade de "take out", para quem desejasse descarregar - e também eliminar - toda a informação que mantém sobre cada utilizador), essas opções estão quase sempre escondidas atrás de menus e mais menus, ou de páginas de serviços especiais, ou através da página da conta principal da Google - tudo coisas que poderão passar despercebidas a, ou ser desconhecidas de, muitos utilizadores.

A Google quer resolver esse aspecto, facilitando o acesso a essa gestão dos dados recolhidos, e começa por fazê-lo na sua app principal. A app da Google passará a disponibilizar o acesso imediato aos dados recolhidos sobre as pesquisas feitas, logo no menu inicial,


Através desta opção os utilizadores podem apagar o registo das pesquisas feitas, e este será apenas o primeiro passo. A ideia é aplicar este mesmo conceito ao Google Maps e demais apps e serviços, já no próximo ano, para que a gestão da informação relativa a cada serviço fique sempre à mão, com acesso facilitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)