2018/10/18

Google oferece 100GB aos Local Guides... mas só por 3 meses


Quando se começava a pensar que a Google estaria a rectificar o fim dos prémios dos Local Guides, descobre-se que afinal a oferta de 100GB de espaço, para além de diversos requisitos, é apenas temporária e válida para 3 meses.

Os programa Local Guides da Google, onde utilizadores contribuem voluntariamente com fotos e informações de estabelecimentos e locais para o Google Maps, há muito que tem sido criticado por ter acabado com os prémios que originalmente oferecia... e a resposta da Google parece confirmar que continua a não escutar esses utilizadores.

Inicialmente, o programa contava com prémios bastante interessantes, que podiam chegar a 1TB de espaço no Google Drive. Posteriormente, a Google - para enorme desagrado da comunidade - reduziu a oferta para os 100GB; e mais tarde, nem isso, substituindo os prémios por uma escala de prestígio. Isto fez com que muitos dos Local Guides sentissem que o seu trabalho não estava a ser apreciado pela Google, mas alguns estão a receber um email da Google onde lhes é oferecido 100GB de espaço... o problema é que se trata de uma oferta temporária para apenas 3 meses.


Arrisco-me a dizer que esta oferta virá arreliar ainda mais os Local Guides do que fazer com que se sintam apreciados. Oferecer qualquer tipo de espaço de forma temporária - mesmo que fosse 1 ano - a pessoas que já contribuíram potencialmente centenas de reviews e fotos de locais, já poderia ser considerada uma oferta dada a "contragosto". Mas oferecer esse mesmo espaço por um período de apenas 3 meses, é daquelas ofertas que não é oferta nenhuma: é pura publicidade que não se enquadra em qualquer classe de "prémio", e muito menos para uma comunidade de extrema utilidade para a Google como os Local Guides.

Uma coisa é certa, todos os que continuam a contribuir com informação para o Google Maps, fazem-no definitivamente por "amor à camisola", já que da Google não esperam receber seja o que for. E se for para receber ofertas destas, mais vale nem darem nada.

5 comentários:

  1. Revejo-me totalmente na descrição do típico "Local Guide descontente com a situação" =)

    ResponderEliminar
  2. Top chula,top chula, jota pimenta Forever...

    ResponderEliminar
  3. Mais um descontente e que deixou de contribuir, apesar da constante perseguição por parte da Google ,mal visito um novo local é logo me sugerido que contribua com fotos e avaliações .

    ResponderEliminar
  4. Em fim trabalhar de borla

    ResponderEliminar
  5. Mais um.

    Tenho plena convicção de que a Google conseguiria obter muito melhores apreciações por parte de nós (os pré-cotas - na verdade, aqueles que mais interessam, pois seremos provavelmente a segunda parte do mercado que mais dinheiro terá para gastar em viagens - depois dos cotas propriamente ditos)

    O que acontece atualmente, é que os noviços não se importam de ficar pelas "medalhas virtuais" que aquela coisa "oferece."

    Fiquem eles com as "medalhas virtuais."

    ResponderEliminar