2018/10/30

iOS 12.1 chega com FaceTime em grupo, dual SIM, e ajuste da profundidade das fotos


A Apple faz chegar finalmente aos iPhones algumas das funcionalidades demonstradas no lançamento do iPhone XS, com a mais recente actualização para o iOS 12.1.

Tem sido cada vez mais comum os fabricantes lançarem produtos inacabados com funcionalidades que nem sequer estão disponíveis no lançamento (antes que digam que isto só acontece com o iOS, há que relembrar que se passou exactamente o mesmo com o Digital Wellbeing do Android 9 Pie). Foi isso que tivemos novamente na apresentação do iPhone XS, e que fica agora resolvido com a chegada do iOS 12.1.

O iOS 12.1 implementa a funcionalidade do Facetime em grupo, que não só permite videochamadas entre múltiplas pessoas (até 32), como também permite que diferentes utilizadores possam juntar-se e abandonar a chamada quando quiserem, sem interromperem os demais utilizadores. Ao estilo do Hangouts, as pessoas que estiverem a falar ficam em destaque, e as restantes ficam em janelas mais pequenas.


Outra funcionalidade que era muito aguardada é a capacidade para ajustar o efeito de profundidade nas fotos em tempo real. Isto era algo que se podia fazer após se ter captado a foto (à semelhança do que já é possível noutras marcas), mas que assim permite tratar do assunto logo no momento em que se está a captar a foto, dispensando os ajustes posteriores.

Adicionalmente, este iOS 12.1 deverá resolver também o problema das selfies, que parece aplicar um efeito de "embelezamento" (a Apple diz que não se trata de nenhum filtro, mas sim de um efeito que é causado pela selecção incorrecta da foto que deveria ser a mais nítida).

Temos também a activação do suporte para o dual SIM nos iPhones XS e XR - algo que por cá continua sem se saber se/como irá funcionar, uma vez que dependerá dos operadores suportarem o eSIM secundário; novos emoji, com pessoas ruivas, carecas, etc.;


A par do iOS 12.1, que chega no dia em que a Apple irá apresentar os novos iPads Pro, chegarão também actualizações para a restante plataforma da Apple: watchOS 5.1, tvOS 12.1, e macOS 10.14.1.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)