2018/10/17

Qualcomm lança chips WiGig de 10Gbps


Enquanto nos vamos habituando à mudança de nome do WiFi para números, a Qualcomm anunciou que vai ter chips que suportam uma nova geração do WiGig com velocidades wireless de até 10Gbps.

A procura incessante por cada vez maior largura de banda tem feito com que existam sistemas paralelos ao WiFi destinado a velocidades multi-gigabit. O WiGig (802.11ad) foi concebido de raiz para atingir esse objectivo, podendo chegar ao 5Gbps, com a condicionante de ter um alcance reduzido e não conseguir atravessar paredes. A ideia era facilitar a transferência de dados em streaming para dispositivos numa mesma sala (ou para libertar óculos VR dos cabos), mas foi algo que não foi adoptado em larga escala, nem pelos fabricantes de routers, nem pelos fabricantes de smartphones e portáteis. Mas, poderá ser algo que irá mudar nos próximos anos.

A Qualcomm anunciou que vai ter chips para o novo standard 802.11ay, que eleva as capacidade do WiGig para os 10Gbps e as distâncias para até 100 metros, usando a banda dos 60GHz.

Tal como nos sistemas actuais, os 60GHz significam que este "mega-WiFi" não conseguirá atravessar paredes, mas... considerando a apetência para nos livrarmos dos cabos, a par das infraestruturas 5G que prometem velocidades mais velozes que nunca, poderá ser um dos canais necessários para conseguir tirar partido dessa largura de banda.


... Ridículo será se começarmos a ter velocidades wireless mais rápidas do que as que conseguimos ter com um cabo Ethernet - ou, dito de outra forma, esperemos que isto ajude a fazer baixar drasticamente o custo dos routers, switches, e placas Ethernet de 10Gbps.

1 comentário:

  1. Eu tenho neste momento 2 SDDs no pc e 2 HDDs de 3TB que já tenho há muitos anos. O raio dos hdds escrevem praí a 80MB/s. Isto de querer escrever a velocidades de 1000MB/s não me dá jeito nenhum :D

    ResponderEliminar