2018/10/25

Samsung prepara ecrã sem notch com furo para a câmara


Enquanto vai trabalhando no sentido de criar um sistema que permita ter a câmara integrada sob o ecrã de forma dissimulada, a Samsung também está a preparar uma variante mais simples dessa técnica... recorrendo a um furo no ecrã.

Muitos fabricantes têm-se esforçado por diminuir o tamanho do notch, que actualmente se revela uma necessidade para se poder manter a câmara frontal (com a alternativa a ser colocar a câmara num módulo deslizante, mas no processo deixando de estar acessível de forma contínua). No entanto, por muito que alguns o tenham reduzido, continua a manter-se numa espécie de "península" ligada à margem superior do ecrã - já que os rumores de um notch num dos cantos, que surgiram nalguns rumores, não se chegaram a materializar.

Agora, surge a indicação de que a Samsung poderá optar por uma táctica mais criativa, fazendo um furo no ecrã para que a câmara possa ficar por baixo.

Não será propriamente uma grande dificuldade técnica, já que já temos visto ecrãs com furos - como os que são usados em smartphones que mantêm os ponteiros mecânicos - mas proporcionará uma alternativa visualmente menos "polémica" que a utilização de um notch (mesmo se, na prática, os poucos pixeis activos que permite adicionar face aos notches reduzidos, se revelem de uso efectivo bastante reduzido ou insignificante).

5 comentários:

  1. A meu ver os fabricantes andam a tentar resolver um problema que não existe.
    Principalmente a samsung que não adoptou o notch, podia manter-se assim até que finalmente conseguisse colocar tudo invisível por baixo do ecrã. (just my 2 cents)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "problema" existe... O que se pode discutir é se se justifica andar a inventar tanto com soluções "intermédias"... :)

      Neste momento, embora me atraiam os full-screens completos estilo o Mi Mix 3 (vai sair post daqui a pouco), acho que continua a ser mais prático ter o notch para ter a câmara frontal sempre acessível sem ter que a deslizar - ou então a secção toda no topo, como a Samsung tem feito...

      Eliminar
    2. Pois, para mim até podiam tirar a câmara frontal toda. Raramente uso.

      Eliminar
  2. É a mesmo a Samsung?
    Há dois dias a patente dos furos para a máquina fotográfica. era da Apple.

    https://www.gizchina.com/2018/10/23/apple-applies-for-a-patent-on-technology-for-creating-display-holes/

    ResponderEliminar
  3. Em vez de uma 'monocelha' íamos ter uma 'verruga'.
    Duas opções horríveis que mais de 90% das pessoas não aceitam na sua cara-metade. Porque aceitar para onde olhas mais tempo?

    ResponderEliminar