2018/10/21

Tesla regista patente para sistema de encher pneus em andamento


A Tesla criou um novo sistema, mais eficiente, que permite encher ou esvaziar pneus em andamento, e que poderá estrear nos seus camiões eléctricos.

Por muito que se evoluam os motores eléctricos e sistemas de controlo de estabilidade, todos os automóveis e camiões de alta-tecnologia continuam a estar dependentes de um pedaço de "velha" tecnologia: os pneus. Os pneus são os elementos críticos responsáveis pela ligação de um automóvel (ou camião) ao solo, sendo essencial que mantenham a pressão mais adequada em função do tipo de piso e carga do veículo.

Isso é algo que a Tesla não esqueceu, como revela uma patente de um novo sistema ATIS (Automatic Tire Inflation System) que poderá encher ou esvaziar pneus em andamento.

Sistemas de ajuste de pressão de pneus já existem, sendo usados em veículos militares e industriais, quase sempre recorrendo a um eixo oco, que depois obriga a que exista um tubo ou mangueira de ligação do eixo à válvula do pneu, ou utilização de jantes especiais com esses canais embutidos.

[sistema de enchimento de pneus no Hummer H1]


A Tesla diz que esses sistemas são bastante problemáticos e sujeitos a falhas, propondo uma solução que também recorre a jantes com canais embutidos, mas adoptando um sistema mais avançado de válvulas rotativas isoladas.


Segundo a Tesla, este sistema necessitará de manutenção reduzida e será bastante mais fiável que os sistemas existentes, podendo tornar-se numa óbvia opção de interesse para os seus camiões eléctricos, onde a manutenção da pressão correcta, em função do peso da carga, para efeitos de maximizar a segurança na circulação e minimizar o desgaste dos pneus, adquire ainda maior importância.

... Pode também vir a ser interessante para a futura pickup eléctrica da Tesla... e um primeiro passo no sentido de criar os primeiros "jipes" eléctricos realmente pensados para o off-road "a sério".

1 comentário:

  1. No Brasil actualmente a grande maioria dos camiões já usa esse sistema

    ResponderEliminar