2018/10/16

Tesla vai ter upgrade gratuito de hardware para condução autónoma


A Tesla é conhecida por lançar actualizações frequentes para os seus automóveis, mas desta vez teremos uma incomum actualização de hardware, que será gratuita para quem tiver pago pela opção de condução autónoma.

A actualização do Autopilot melhorado, com as primeiras funções de condução autónoma, vem com alterações significativas em termos de reconhecimento do mundo em redor do veículo - que agora aplica o seu reconhecimento a todas as câmaras, em vez de se limitar às câmaras frontais. Por outro lado, estima-se que esse processamento acrescido esteja a levar ao limite o hardware instalado nos automóveis, e que acaba por ser confirmado pela indicação, de Elon Musk, que a Tesla irá ter um novo computador para o Autopilot nos próximos seis meses.

Este novo computador conseguirá melhorar o desempenho do Autopilot em 500 a 2000%, e a melhor parte para os actuais clientes, é que quem tiver pago pela opção de condução autónoma terá direito à actualização para o novo hardware, gratuitamente. Quem não o tiver feito, terá que pagar $5000 pela troca do sistema; sendo que a nível de câmaras e sensores não há qualquer alteração, apenas o "CPU".

É uma excelente forma de se demarcar das outras marcas - havendo muitas que, nesta altura, ainda cobram pelas actualizações de software(!) e que seguramente irá começar a pesar no momento de decidir qual o veículo eléctrico a escolher... Só falta mesmo que o Model 3 na versão "económica" chegue a Portugal... com preço preferencialmente económico.

3 comentários:

  1. É comum as marcas cobrarem dezenas de euros por atualizar o GPS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no caso dessas marcas, nem havia upgrade.. Deixavam morrer o modelo e vendiam o novo com o novo modulo..

      Eliminar
  2. Resta dizer que em Portugal ninguém comprou a opção "full self-driving" porque é ilegal, portanto ninguém a vai ter de graça.

    ResponderEliminar