2018/10/23

Vídeo Picture-in-Picture chega ao Chrome


Ver vídeos no Chrome enquanto se quer fazer outras coisas passa a ser mais fácil, com a chegada da sempre prática funcionalidade "Picture-in-Picture".

O Picture-in-Picture nos vídeos vistos no Chrome tinha começado a ser testada no Chrome 69, mas para isso os utilizadores tinham que activar manualmente a opção respectiva. No mais recente Chrome 70 isso passa a estar activado de origem, permitindo que um vídeo seja reproduzido fora da janela do browser - e podem fazer o teste aqui, ou em praticamente qualquer vídeo.

Para isso bastará clicarem com o botão direito do rato sobre um vídeo e escolherem "Picture in Picture" - no caso do YouTube ou de outros vídeos que mostrem um menu personalizado, poderão ter que clicar uma segunda vez com o botão direito para ver o menu do elemento.


A janela "PiP" pode ser reposicionada e redimensionada ao gosto do utilizador, mas contém apenas os controlos básicos de parar e retomar a reprodução; não temos acesso a opções como o ajuste da qualidade, saltar para uma parte específica do vídeo, etc. Também para ajudar a gerir que janelas são responsáveis por vídeos PiP (sendo que só é possível ter um vídeo PiP de cada vez), as tabs no Chrome que o estiverem a fazer ganham um pequeno indicador PiP.

Por agora esta função está disponível no Chrome em Windows, macOS e Linux, devendo chegar em breve ao Chrome OS (onde continua a estar disponível se activarem a opção #enable-surfaces-for-videos).



1 comentário: