2018/10/02

YouTube prepara publicidade interactiva


O YouTube vai implementar novos formatos de publicidade com capacidades interactivas, mas que também se revelarão ainda mais intrusivas.

É certo e sabido que o YouTube é uma plataforma que utiliza os vídeos "gratuitos" como forma de distribuir publicidade. Essa publicidade tem variado ao longo dos tempos, indo dos pequenos clips que se podem ultrapassar a outros que não se podem passar à frente, e até a apresentação de links directos para produtos promovidos. Agora, estão a preparar um novo sistema de publicidade interactiva ainda mais versátil.

A ideia é que ao apresentar a publicidade para algo como um filme, os utilizadores possam ter acesso directo a um painel que lhes permita comprar bilhetes para uma sessão à escolha num cinema perto de si; ou que a publicidade a uma app exiba botões para fazer o download directo da app; ou que publicidade de uma agência de viagens permita comprar bilhetes com de forma simples e imediata.



Se por um lado a ideia é interessante - no caso de se tratar de publicidade "interessante" para nós - por outro lado é publicidade que irá ocupar ainda mais espaço no ecrã do smartphone (e eventualmente dos televisores, se / quando lá chegar).

Esperemos que, mesmo tendo em conta que se trata de um serviço gratuito, o YouTube esteja consciente de que há um limite a partir do qual a publicidade passa de "tolerável" para algo que entra no campo de fazer os utilizadores pesquisarem por "métodos para remover a publicidade no YouTube"... E em vez de ganharem, só ficarão a perder.

1 comentário: