2018/10/01

ZADAK apresenta DIMMs DDR4 de 32GB com iluminação RGB


Os fãs da memória RAM terão em breve mais opções de escolha a nível de módulos DIMM e SO-DIMM DDR4 de 32GB, que até vêm com iluminação RGB.

Embora módulos de memória RAM de grande capacidade (32GB-256GB) existam no mercado, tratam-se quase sempre de módulos com ECC destinados a servidores e motherboards especializadas. Quando se trata de módulos DIMM "unbuffered", para o segmento doméstico, as opções são muito mais limitadas - na realidade, apenas a Samsung comercializa módulos DDR4 de 32GB sem ECC, dando uso aos seus chips de 16Gb, mas que continuam a ter fornecimento restrito apenas para parceiros seleccionados.

A Zadak parece ter ficado farta de esperar, e avança com com as suas DIMMs de 32GB, optando por um design de dupla altura que parece indicar que estará a criar estes DIMMs usando os chips mais comuns de 8Gb. Quer isto dizer que serão necessário 32 destes chips para criar um DIMM de 32GB, em vez dos 16 que seriam suficientes se se utilizassem os "difíceis de obter" chips de 16Gb - o que ajuda a perceber a necessidade de aumentar a altura do módulo DIMM para lá caber tudo - e ainda uma barra luminosa RGB, para dar ainda maior destaque.

É preciso é não esquecer que a maioria dos CPUs "domésticos" tem um limite máximo de 64GB, pelo que mesmo ignorando o factor preço, não se poderá tirar proveito destes DIMM para meter 4 ou 8 numa motherboard para ficar com 128GB ou 256GB de RAM... pelo que a vantagem será principalmente para máquinas com apenas dois slots de memória onde os utilizadores desejem levá-las ao limite das suas capacidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)